Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-03-2011

Corpo de José Alencar chega ao Palácio da Liberdade, em BH
Velório deve ir até as 13h desta quinta. Dilma e Lula confirmaram presença no velório, segundo o Planalto.
Corpo de José Alencar chega ao Palácio da Liberdade, em BH
Foto: g1.globo.com

O corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar chegou ao Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, às 9h desta quinta-feira (31). O caixão chegou em um carro histórico do Corpo de Bombeiros, o mesmo usado no cortejo do corpo do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985, que também foi velado no Palácio da Liberdade.

O avião C-105 de transporte de tropas da Força Aérea Brasileira (FAB) com o corpo de Alencar aterrissou no Centro de Instrução da Aeronáutica, antiga Base Aérea, ao lado do Aeroporto da Pampula, em Belo Horizonte, às 9h15 desta quinta-feira (31). Um avião C-99, também da FAB, chegou por volta das 9h com a família do ex-vice-presidente. Militares da Força Aérea fizeram a guarda de honra.

O enterro de Alencar será no Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a previsão é que a cerimônia de cremação comece às 14h.

De acordo com o Palácio do Planalto, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmaram presença no velório na capital mineira. Eles estavam em Portugal e chegaram em Brasília às 20h desta quarta-feira (30). Dilma foi a Portugal para participar da cerimônia de entrega do título de "doutor honoris causa" a Lula, pela Universidade de Coimbra.

Os aviões da FAB deixaram Brasília pouco depois das 7h30 desta quinta-feira (31). Na capital federal, o corpo de Alencar ele foi velado durante toda a quarta-feira e mais de 8 mil pessoas passaram pelo Palácio do Planalto para a despedida.

Alencar, de 79 anos, morreu às 14h41 desta terça, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o Hospital Sírio-Libânes, onde estava internado havia dois dias. Os carros deixaram o prédio por uma saída lateral, que foi cercada durante a madrugada para evitar aglomeração de curiosos e da imprensa.

Populares que desejarem dar o último adeus a Alencar podem entrar no Palácio da Liberdade por uma entrada lateral. A previsão é que o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira, faça um momento de oração no início do velório. O corpo deve sair do Palácio da Liberdade às 13h.

O trânsito em Belo Horizonte está com várias interdições e desvios para a passagem do cortejo do ex-vice-presidente. A comitiva, da Pampulha até o Palácio da Liberdade, vai passar pelas avenidas Santa Rosa e Antonio Carlos, Viaduto B, Rua dos Caetés e as avenidas Afonso Pena, Álvares Cabral e João Pinheiro. Na ida para o Parque Renascer Cemitério e Crematório, o cortejo vai passar pela Avenida Bias Fotes, Praça Raul Soares, Avenida Amazonas, Rua Conde Pereira Carneiro, Via Expressa, Avenida Delta e BR-040. Ruas no entorno do Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, ficaram interditadas durante o velório, segundo a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir