Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2011

Andar nas calçadas de Marataízes é um problema
São vários os problemas que afetam as calçadas: postes mal-posicionados, rachaduras, raízes de árvores, degraus, plantas mal-cuidadas, carros estacionados indevidamente e o pior comerciantes usando a calçada para expor seus produtos
Andar nas calçadas de Marataízes é um problema
Foto: www.maratimba.com

Ser um pedestre em Marataízes é uma novela diária. Não só pela falta das calçadas, mas por não poder caminhar sobre ela. O Site Maratimba.com percorreu algumas vias da cidade para checar as calçadas em situação irregular. Infelizmente, as fotos não trarão nenhuma grande novidade ao leitor. Quem vive aqui há pelo menos alguns meses já deve ter percebido que elas não existem.

São vários os problemas que afetam as calçadas: postes mal-posicionados, rachaduras, raízes de árvores, degraus, plantas mal-cuidadas, carros estacionados indevidamente e o pior comerciantes usando a calçada para expor seus produtos. Sem falar nas ruas onde elas simplesmente não existem. Em Marataízes, a lei não é cumprida, pois as calçadas deveriam ser acessíveis aos pedestres e deficientes, ou seja, devem ser livres de saliências, degraus, plantas ou qualquer outro defeito que impeça o transeunte de caminhar. Não é o que se vê por aí. Se, para o cidadão que anda, já é complicado passar pelas calçadas, que o diga quem não pode andar e precisa de acessibilidade em calçadas e estabelecimentos.

A auxiliar de escritório Alessandra Ferreira da Silva, 23 anos, também reclamou das calçadas. Ela passa pelo local com frequência e contou que teve que desviar e passar pelo asfalto porque caixas de verduras estavam na calçada. "Ninguém pode caminhar por aqui, quanto mais andar de bicicleta. Alguém precisa tomar uma providência, porque isso é um absurdo", protestou.

Esse mesmo cenário pode ser visto no decorrer da principal avenida do município. Boa parte não existe calçadas ou as estruturas estão destruídas e a falta de manutenção é visível.

Questionado pelo Site Maratimba.com, o Secretario de Obras e Serviços Urbanos, Rudinho de Souza, informou que nos próximos dias ficais de postura estarão verificando todos os estabelecimentos comerciais e notificando quando preciso. Informou ainda que a prefeitura não possui nenhum projeto para padronização das calçadas.
Como se vê, a prefeitura tem a preocupação com o fato, porém insuficientes. O problema das calçadas em Marataízes é crônico, e só se resolverá com uma grande reforma viária, reforma.





























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir