Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-04-2011

Na China, Dilma se encontra com Hu Jintao
Líderes inspecionaram tropas no Grande Palácio do Povo, em Pequim. Presidente realiza visita para aumentar mercado para empresas brasileiras.
Na China, Dilma se encontra com Hu Jintao
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff foi recebida pelo presidente chinês, Hu Jintao, nesta terça-feira (12), no Grande Palácio do Povo, em Pequim. A presidente realiza uma viagem de seis dias pelo país, maior parceiro comercial do Brasil. Um dos objetivos é aumentar mercado para as empresas brasileiras.

A expectativa é que sejam assinados cerca de 20 acordos comerciais nas áreas de tecnologia, agricultura, esporte, educação e comércio. Uma cerimônia de assinatura de atos está programada para o fim do encontro entre os dois presidentes.

Mais cedo, a presidente participou de um seminário de negócios com quase 300 empresas brasileiras e chinesas.

Dilma afirmou que o Brasil deseja abrir um novo capítulo em seus crescentes vínculos comerciais com a China e "dar um salto de qualidade".

"É bom que até agora o comércio seja petróleo, soja e minerais, mas não basta. O Brasil deseja somar valor agregado a suas exportações. Desejamos uma relação mais dinâmica, sofisticada e equilibrada", reiterou.

Nos últimos dois anos, a China se tornou o principal destino das exportações brasileiras e o maior investidor no Brasil, postos que haviam sido ocupados nos últimos anos por Estados Unidos e Espanha. Os investimentos chineses estão centrados nas áreas de petróleo, tecnologia agrícola e produção de soja.

"A transformação da agenda (exportadora) com produtos de maior valor agregado é o desafio para os próximos anos e um dos pilares para a sustentabilidade da expansão do comércio bilateral", completou.

Atá agora, as exportações do Brasil para a China consistem essencialmente em commodities agrícolas e matérias-prima, em particular soja, minério de ferro, petróleo e celulose. Mas a presidente considera o futuro comercial com a venda de aviões da Embraer - terceira construtora aeronáutica mundial - ou veículos, assim como nos campos da exploração de petróleo - através da Petrobras - e da agrobiotecnologia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir