Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-04-2011

O TERROR DE REALENGO PODE ESTAR PERTO DE VOCÊ
Se você passasse uma semana em uma sala de aula, convivendo com estudantes de escolas públicas, teria oportunidade para ver muitas dessas coisas acontecendo todos os dias
O TERROR DE REALENGO PODE ESTAR PERTO DE VOCÊ
Foto: www.maratimba.com

Só quem perdeu seus filhos sabe a intensidade dessa dor; só quem vê os sonhos serem arrancados dos jovens, de forma cruel, sabe a proporção desse ato; só quem vivencia o descaso e o abandono intelectual sabe as consequências de tais negligências.

Se você passasse uma semana em uma sala de aula, convivendo com estudantes de escolas públicas, teria oportunidade para ver muitas dessas coisas acontecendo todos os dias, pois nossas crianças de origem humilde, com algumas exceções, são vítimas dessas e outras atrocidades em nosso meio e ninguém se sensibiliza com isso!

Tem gente que olha e finge não vê, pois dessa forma, se por ventura, for questionado a respeito, terá o argumento ridículo de que nada viu. Seria mais convincente se dissesse que não possui sensibilidade suficiente para enxergar, afinal, ver é mesmo diferente de enxergar, para enxergar é preciso muito mais do que visão "politiqueira".

Pessoas politizadas enxergam, políticos ignorantes ocupando cargos de profissionais de áreas tão específicas e de tamanha relevância quanto SAÚDE, EDUCAÇíO E SEGURANÇA apenas vêem. E essa visão nada mais representa do que o quadro perfeito para atuar em tempos de eleições. Isso é tudo, nada mais!

Por que tanta revolta, professora? - Perguntarão alguns leitores. - E sua veia poética, capaz de transformar em versos as tantas diversidades impostas pela vida? – Os versos morreram na garganta junto com a tragédia de Realengo, a poesia se foi ao ver o sensacionalismo tomar conta de algumas emissoras que se preocupavam em manter o assunto no ar embora sem novos fatos que evidenciassem suas causas.

Alguns podem pensar, assim como eu, no momento em que recebi a notícia, também pensei: "Teria acontecido de qualquer forma, com ou sem segurança na escola, pois foi um ímpeto de loucura, uma situação inusitada, se tivesse um guarda naquela escola, ele seria o primeiro a morrer!"

Isso é verdade, mas portões existem para serem trancados, câmeras de segurança precisam ser monitoradas, (vale lembrar que, em alguns casos, antes, elas precisam existir); profissionais de uma unidade educacional devem saber suas funções e procurar realizá-las com eficiência; além disso, a morte de um homem em seu local de trabalho seria uma grande perda, mas não se compara à perda de tantas vidas ceifadas.

Aquele que levou tantos para o túmulo, por longo tempo foi ignorado, não justifica, não o inocenta, mas explica. Explica que não se abandona uma criança que não pediu para nascer, mas se você decidiu trazê-la para a vida, cuide dela, é sua obrigação, não espere que a escola, que mal consegue sobreviver em meio a tantas problemáticas, assuma também o papel da família. Não espere que ela cresça e se torne um monstro que você não possa reconhecer como sua prole.

É para vocês essa fala, pais biológicos ou adotivos: abandono intelectual é a pior sentença que seu filho pode receber! Já dizia um famoso autor, "filhos, melhor não tê-los", não que não sejam bem quistos, significa apenas que, se não pode se responsabilizar pela educação dos mesmos, não os tenha!

E quanto ao papel do Estado, do Sistema Educacional, dos Sistemas de Saúde e Segurança do país? Ah, estes tem, sem dúvida, sua parcela de responsabilidade, ou deveria chamar de irresponsabilidade?

Temos em nosso município, uma escola situada à Rua José Brumana que pode ser usada como exemplo de descaso e de ingerência administrativa, não por parte dos que nela trabalham, pois estes são tão atingidos quanto os educandos daquele local.

Já postei aqui, digo, no MARATIMBA, um artigo com o título: "SOS LÁUREA FREIRE", não serei redundante repetindo o que está exposto, leiam o texto e, se puderem ver de perto, POIS HOJE A SITUAÇíO ENCONTRA-SE MUITO PIOR, venham, devidamente identificados, pais de alunos, representantes de organizações não governamentais, políticos sérios e comprometidos, sim, porque de gente politiqueira já estamos fartos! Muitos passaram por aqui e só nos disseram o que não era possível fazer, solução que importa e urge, nada!
Feito isso, concluam e me digam: Há segurança nas escolas públicas e a devida assistência a seus alunos e profissionais, a julgar pela referida instituição de ensino?

Crianças mal assistidas em seus problemas de origem social, econômico e familiar, trancadas por quatro horas e meia em um prédio desabando, sem espaço para brincar e extrapolar suas energias é tudo o que podemos oferecer para o futuro dessa cidade?
"O terror de Realengo" pode estar perto de você, o que tem feito para impedi-lo?


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Elizabete Oasky    |      Imprimir