Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2011

Menino com coração artificial passa por cirurgia de transpla
Cirurgia teve início nesta tarde, no Instituto Nacional de Cardiologia. Doadora do órgão é uma mulher de Volta Redonda, no Sul Fluminense.
Menino com coração artificial passa por cirurgia de transpla
Foto: g1

O menino Patrick Hora Alves, de 10 anos, primeira criança do país a receber um coração artificial, passa, na tarde desta sexta-feira (15), pela cirurgia de transplante de coração, no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

A doadora é uma mulher de 37 anos, moradora de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Segundo a assessoria do hospital, o coração chegou ao Rio de helicóptero, no início da tarde desta sexta.

Patrick recebeu o coração artificial no dia 23 de março. Segundo o INC, o dispositivo fica localizado fora do corpo. De acordo com médicos, Patrick poderia ficar com o coração artificial por três meses.

"Primeiro, eu quero agradecer a família que doou ao Patrick esse coração novo. Eu sei que é um momento difícil para eles, mas para mim também está sendo difícil. Quero gradecer a Deus e a eles e que isso possa confortá-los", disse Suely Alves, mãe do menino.

Coração artificial
O coração artificial funciona como uma bomba para ajudar o batimento do coração. Desde 2009 a família sabia que o menino ia precisar de um transplante, mas acreditava que só seria necessário na adolescência.

Patrick tem uma miocardia restritiva, doença que leva o coração a perder suas funções, aos poucos.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir