Categoria Policia  Noticia Atualizada em 18-04-2011

Litoral Sul deve ganhar delegacia 24 horas
No litoral sul, Itapemirim � o munic�pio que dever� abrigar a delegacia 24 horas que atender� aos munic�pios de Presidente Kennedy, Marata�zes, Pi�ma e Rio Novo do Sul.
Litoral Sul deve ganhar delegacia 24 horas
Foto: Renato Alves

O litoral sul deve ganhar em breve ao menos uma delegacia de pol�cia com condi��es de funcionar em per�odo integral �s 24 horas do dia e em todos os dias da semana.

De acordo com informa��o prestada pelo Secret�rio Estadual de Seguran�a P�blica e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, a inten��o do Governo do Estado � realizar na Seguran�a P�blica, a exemplo do que j� ocorre na Sa�de, a regionaliza��o dos investimentos no setor.

"A regionaliza��o � forma que encontramos para diminuir os gargalos, pois uma delegacia para funcionar 24 horas necessita de ter ao menos 05 equipes e hoje n�o temos efetivo policial civil para fazer funcionar delegacias 24 horas em todos os munic�pios", afirma o Secret�rio.

No litoral sul, Itapemirim � o munic�pio que dever� abrigar a delegacia 24 horas que atender� aos munic�pios de Presidente Kennedy, Marata�zes, Pi�ma e Rio Novo do Sul.
A escolha por Itapemirim se deve ao fato de que neste munic�pio j� h� uma delegacia sendo reformada pelo Estado no modelo necess�rio a este tipo de atendimento.

Atualmente quando uma ocorr�ncia � efetuada fora dos hor�rios comerciais e durante os dias �teis, ocasi�o em que as delegacias da regi�o n�o est�o abertas, a ocorr�ncia para ser efetuada tem que ser realizada em uma delegacia de Cachoeiro de Itapemirim, o que acarreta o deslocamento de viaturas e policiais da cidade da ocorr�ncia, desguarnecendo, ainda mais, o j� escasso policiamento.

Para especialistas esta n�o � a solu��o mais adequada, ainda que seja a alegada como poss�vel pelas autoridades do setor, uma vez que h� cada vez mais a preocupa��o de que o litoral sul esteja se tornando a porta de entrada e ref�gio de v�rios meliantes que est�o sendo desabrigados dos morros cariocas e de outras regi�es mais violentas do Estado do Esp�rito Santo.

� crescente o n�mero de pris�es de meliantes origin�rios de outras regi�es, tais como a que ocorreu neste final de semana, onde policiais atrav�s de den�ncias an�nimas efetuaram a pris�o na zona rural de Marata�zes, de um traficante oriundo de Terra Vermelha, um dos locais mais violentos de Vila Velha.

Nesse sentido, especialistas da �rea de seguran�a s�o categ�ricos em afirmar que somente com a amplia��o do efetivo policial civil e com a reconstru��o da pol�tica de investiga��o judici�ria (atualmente h� 22 delegacias sem sequer ter um delegado), � que o Estado conseguir� alcan�ar um equil�brio mais adequado na guerra contra a bandidagem no Estado.



    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir