Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-04-2011

QUEBRANDO A CASCA
Na p�scoa, os judeus celebram a liberta��o de seus antepassados que sa�ram do Egito, onde eram escravos.
QUEBRANDO A CASCA
Foto: www.maratimba.com

Na p�scoa, os judeus celebram a liberta��o de seus antepassados que sa�ram do Egito, onde eram escravos. Celebrando pela �ltima vez a ceia pascal com seus ap�stolos, Jesus de Nazar� deu um novo significado e um novo conte�do a essa festa judaica. Desde ent�o, para os seguidores de Cristo, na p�scoa se celebra a ressurrei��o de Jesus dentre os mortos, depois de ter morrido como o novo "cordeiro sacrificado para tirar os pecados do povo".

Quem n�o mergulha nas escrituras judaicas n�o consegue entender a simbologia crist�. S� � poss�vel compreender o sentido redentor da morte e ressurrei��o de Cristo a partir dos rituais israelitas que consistiam em matar animais sobre o altar e derramar o sangue para purifica��o de Israel.

N�s cremos que esses rituais antigos do Antigo Testamento, descritos principalmente no livro de Lev�tico, eram imagens figuradas do verdadeiro e �nico sacrif�cio que tem efic�cia na salva��o do mundo. J� no Novo Testamento, especialmente a carta aos Hebreus explica que Jesus � o realizador dos anseios de todas as religi�es de alcan�ar a paz com Deus. Toda a �nsia visceral da humanidade de sacrificar para entrar em comunh�o com o sagrado chega � verdade plena em Jesus Cristo.

Carl Jung (1875-1961), aluno de Sigmund Freud (1856-1939), formulou sua teoria dos s�mbolos universais afirmando que existe um "inconsciente coletivo" que ultrapassa as barreiras das culturas ditas civilizadas e que nos liga a todas as gera��es antepassadas. O grande impulso de vida que movimenta a humanidade e justifica quase tudo, para Freud, � a sexualidade. A for�a equivalente, para Jung, � a experi�ncia religiosa. Essas duas, que �s vezes parecem inimigas, ou pelo menos antip�ticas uma � outra, talvez sejam, na verdade, correlatas...

Lembro Jung para mostrar que a p�scoa como s�mbolo religioso da vida est� por toda parte: o ovo (s�mbolo da vida que desabrocha) trazido pelo coelho (animal que representa a fertilidade) fala diretamente de Jesus que "quebra a casca" da morte ao ressuscitar. Quem quiser saber o porqu� do coelho assista a um acasalamento dessa esp�cie!... Ali�s, mais uma vez sexualidade e religi�o se esbarram. Imposs�vel n�o o fazerem, j� que ambas est�o a servi�o da vida.

Que a comemora��o da p�scoa n�o seja totalmente tragada pelo "deus" mercado, t�o sincretista e aproveitador. Que o memorial de tudo o que Deus fez por n�s em Jesus de Nazar� seja para n�s al�vio na dor, esperan�a na tristeza e for�a no des�nimo.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir