Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-04-2011

Bate Papo
Bate Papo de Renato Alves e Mario Moreira
Bate Papo

Por Renato Alves e Mario Moreira

Renato Alves � Mario, tenho para mim que voc� vai concordar que j� h� em todo o Estado claros sinais de que as movimenta��es pol�ticas para o pr�ximo pleito se iniciaram. Na atual conjuntura em Marata�zes, parece certo que haver� um caminhar para um pleito com quatro candidaturas, ou seja, a de Jander Vidal, Toninho Bittencourt, Dilcea Marvila e Frederico Barbosa. Tendo isso como uma dire��o, qual o cen�rio que voc� enxerga para as coloca��es de vices desses candidatos?

Mario Moreira � Concordo com as posi��es quanto � cabe�a de chapa. J� em rela��o a vice, acho que os candidatos ter�o dificuldade para achar bons nomes. O �nico que no momento foge a regra � o atual prefeito, pois est� atualmente conseguindo juntar bons nomes a sua volta. H� tr�s meses tudo indicava uma polariza��o entre Jander e Toninho, a que voc� credita essa reviravolta, e mais, qual a sua avalia��o desse novo cen�rio com quatro pr�-candidaturas?

Renato Alves � Podemos dizer que a administra��o Jander Vidal at� o momento pode ser dividida em tr�s fases: a inicial, a de meio e a de agora que est� sendo montada para a reta final de sua gest�o. Quanto a Toninho, estes todos sabem que ele n�o esperava ou acreditava que existisse a possibilidade dele vir a perder na campanha. Assim, Passado o primeiro impacto, ou seja, logo nos primeiros dias ap�s o resultado da elei��o, Toninho j� voltou ao campo de batalha iniciando novamente as movimenta��es de bastidores para tentar seu regresso, fazendo sua maior base nos vereadores eleitos. Com isso tivemos por assim dizer tr�s anos de ininterrupta disputa polarizada. Tra�ado esses dois cen�rios b�sicos, fica f�cil compreender a posi��o da atual vice-prefeita, participante da fase inicial e meio, mas hoje alijada da situa��o. Com todo esse fervilhante caldeir�o, � f�cil entender que novas for�as queiram e venham a participar do processo pol�tico, da� a entrada da figura do comunicador de r�dio Frederico Barbosa.

Mario Moreira � Todo chefe de Executivo tem em suas m�os o poder de aglutinar ou afastar as for�as pol�ticas. Ent�o podemos concluir que na geopol�tica local est� havendo espa�o para o surgimento e retorno de novas e velhas lideran�as. Na pol�tica existe a express�o "Secret�rios T�cnicos", situa��o que eu de fato n�o acredito exista, pois entendo que o secret�rio tem que ser t�cnico e tamb�m pol�tico, tendo o objetivo maior de colocar o prefeito em uma boa situa��o com a popula��o. Do secretariado da atual Administra��o de Marata�zes, apenas dois est�o desenvolvendo um trabalho pr�-Jander: Rudinho e Gazzani.

Renato Alves � Cen�rio interessante tamb�m pode ser vislumbrado em rela��o a dan�a das cadeiras nos partidos. O PSC e o PDT, s�o um caso t�pico dessa nova fase. Ap�s a demandada de parte dos integrantes do PSC em dire��o ao PDT, hoje fica dif�cil saber qual a diferen�a entre os dois partidos em Marata�zes. Outros partidos vivem a mesma situa��o e a tend�ncia � a coisa piorar, pois agora ter�o que lidar provavelmente com o surgimento da chamada cl�usula de cota feminina, ou seja, cada partido ter� que ter 50% de candidatas do sexo feminino, de modo que pela falta de preparo e estrutura da maioria dos partidos, a coisa tende a ficar mais esquisita ainda.

Mario Moreira - Pegando o gancho da reforma pol�tica, tem vereador na C�mara de Marata�zes j� com bastante receio, pois com o prov�vel fim das coliga��es, teremos disputas sangrentas, � o caso, por exemplo, do PMDB, onde hoje se encontram os vereadores Willian e Cezinha, e o PT, com os vereadores Tininho (hoje Secret�rio de Agricultura)e Lili (suplente de Tininho). 2012 poder� representar o maior percentual de mudan�as do cen�rio pol�tico de Marata�zes, e no caso espec�fico da C�mara, ainda tem o agravante do caso da viagem a Porto Seguro.

Renato Alves � Para encerrar, n�o podemos nos esquecer que a C�mara ainda ter� pela frente o abacaxi da vota��o do aumento de vagas para vereadores em Marata�zes, tema j� em plena discuss�o no resto do Brasil. � aguardar para ver como ficaram as cenas dos pr�ximos cap�tulos.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir