Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2011

Endeavour lança espectro magnético luso
Até ao final de 2011 podem ser conhecidas informações espaciais através do sistema desenvolvido por investigadores portugueses
Endeavour lança espectro magnético luso
Foto: www.tvi24.iol.pt

Os primeiros dados fornecidos do Espaço pelo espectrómetro magnético com know-how luso que esta sexta-feira segue a bordo do vaivém Endeavour poderão ser conhecidos até ao final do ano, informou um dos investigadores portugueses que participam no projeto.

De acordo com a AFP a Agência Espacial Americana (NASA), começou esta madrugada as preparações para o último lançamento do Endeavour que será lançado ainda esta sexta-feira pelas 20:47 horas do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos, com seis astronautas a bordo e que terá uma missão de 14 dias.

O espectrómetro magnético Alpha 2, módulo experimental de física de partículas que ficará acoplado, a partir de segunda-feira e por um período de dez anos à Estação Espacial Internacional segue também a bordo da nave tornando-se um feito inédito.

Barack Obama é o primeiro presidente dos Estados Unidos que assistirá ao lançamento de um vaivém, depois de Bill Clinton, em 1998. A congressista Gabrielle Giffords, que em Janeiro foi atingida com um tiro na cabeça durante um encontro político e mulher do astronauta que comandará o vaivém também estrá presente.

Fonte: www.tvi24.iol.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir