Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-05-2011

Apesar de recusa no Estado, ideia de fusão entre DEM, PPS e PSDB sobrevive no País
Na semana passada, quando o assunto da possibilidade de fusão entre PPS, DEM e PSDB veio à tona
Apesar de recusa no Estado, ideia de fusão entre DEM, PPS e PSDB sobrevive no País
Foto: www.maratimba.com

Na semana passada, quando o assunto da possibilidade de fusão entre PPS, DEM e PSDB veio à tona, o deputado Luciano Rezende mostrou pelo Twitter a opinião das lideranças locais sobre o tema. Para ele, as conversas sobre fusão duram dois dias: um para o boato e outro para desmentido.

O deputado, assim como lideranças do DEM e do ninho tucano, refutam no Estado a possibilidade de fusão entre os três partidos, criando uma legenda forte de oposição em nível nacional. Mas, apesar da descrença das lideranças locais, em nível nacional atores importantes das três siglas vêm conversando sobre essa possibilidade.

Na semana passada, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, declarou que considera positiva a fusão entre os partidos, mas que o assunto será tratado com muita cautela. E ele não foi o único. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso também admitiu que existe uma possibilidade de levar o projeto adiante.

Recentemente, o presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra (PE), e o líder do DEM na Câmara dos Deputados, ACM Neto (BA), se reuniram para debater o assunto. Embora algumas lideranças defendam uma conversa apenas depois da eleição municipal do próximo ano, demistas temem pela sobrevivência do partido até a eleição, por conta da desidratação com a criação do PSD.

Caso a fusão caminhe em nível nacional, as lideranças locais não terão outro caminho senão seguir a orientação vertical. Mas resta saber como serão tratadas as incompatibilidades das siglas. Na última eleição, por exemplo, as três siglas só estiveram juntas na disputa ao governo do Estado por determinação das executivas nacionais, já que DEM e PPS pretendiam apoiar a candidatura de um aliado do ex-governador Paulo Hartung, enquanto o PSDB tinha candidatura própria, com Luiz Paulo Vellozo Lucas.

Em 2012, o problema pode se repetir, já que o PSDB deve disputar a prefeitura de Vitória com Cesar Colnago. O PPS pode vir com Luciano Rezende, mas não descarta abdicar da disputa em favor de Paulo Hartung. O DEM nem quis discutir projeto próprio e já declarou apoio ao ex-governador sem que ele tenha definido sua participação no pleito.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir