Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2011

Segunda caixa negra do avião da Air France foi recuperada
A caixa negra que gravava os diálogos na cabine de comando do AF 447, caiu ao largo do Brasil a 1 de junho de 2009, com 228 pessoas a bordo, foi resgatada, confirmou o Gabinete de Investigação de Análise para a Aviação Civil (BEA). A primeira caixa negra,
Segunda caixa negra do avião da Air France foi recuperada
Foto: tv1.rtp.pt

O gravador dos registos de voz do cockpit, que regista as reações dos pilotos, foi encontrado por uma sonda a 3900 metros de profundidade. Estava a 10 metros do gravador de parâmetros, que memoriza dados dos instrumentos do aparelho como a altitude e a velocidade, encontrado no domingo.

"Se as caixas negras forem legíveis, podemos conhecer parte da verdade dentro de três semanas", afirmou o ministro francês dos Transportes à rádio RTL.

A junção dos elementos de cada caixa vai permitir conhecer as ocorrências técnicas e a reação da tripulação, acrescenta o diretor do BEA. Jean-Paul Troadec admite que o cockpit seja retirado do oceano, entre outras peças do avião, para permitir entender o desastre,

"O chassi, o módulo e o cilindro estão lá. Globalmente, o aspeto externo está em bom estado", disse ainda Troadec, mas não afasta que a leitura destes instrumentos se revele impossível. O diretor do BEA explicou que a caixa vai ser enviada para França no final da semana, sendo de esperar que a leitura dos dados fique concluída dentro de duas ou três semanas.

As mensagens automáticas do aparelho apontam para uma falha das sondas de velocidade da aeronave, conhecidas como "pitot tubes". Os investigadores entendem que este facto não é suficiente para explicar o acidente.

A localização do aparelho foi determinada no início de abril, na sequência de novas operações de buscas. Estava a 3900 metros de profundidade, a norte da última posição conhecida da aeronave. De acordo com a BEA, existem corpos entre os destroços.

O voo AF 447, um Airbus 330, que ligava Rio de Janeiro a Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 com 228 pessoas a bordo. O aparelho despenhou-se no Atlântico, no Nordeste do Brasil, após passar por uma tempestade. Só foram encontrados 50 corpos.

A recuperação da segunda caixa negra foi saudada pelo presidente da Air France, que se manifestou esperançoso no esclarecimento do acidente.

A Associação de Familiares de Vítimas do Voo 447 critica a empresa francesa, dizendo estar mais interessada no aparelho do que em encontrar restos mortais. "A prioridade deles é encontrar as "caixas negras" e os corpos são desprezados", dizia, domingo, Nelson Faria Marinho.

Fonte: tv1.rtp.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir