Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-05-2011

PMDB de Cachoeiro deve disputar a prefeitura com candidato hoje no PV
O PMDB, at� ent�o fora da disputa pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, dever� marcar presen�a com um candidato hoje fora das fileiras do partido
PMDB de Cachoeiro deve disputar a prefeitura com candidato hoje no PV
Foto: www.maratimba.com

O PMDB, at� ent�o fora da disputa pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, dever� marcar presen�a com um candidato hoje fora das fileiras do partido. Trata-se do ex-candidato a deputado federal pelo PV Abel Santana, que j� anunciou sua filia��o � nova legenda liderada no munic�pio pelo ex-prefeito Roberto Valad�o.

Valad�o revelou que a filia��o de Abel Santana � certa, s� faltando marcar a data para sua formaliza��o. Disse que se trata "de excelente quadro pol�tico em condi��es de concorrer � elei��o do ano que vem com grande poder de competitividade". M�dico conceituado em Cachoeiro de Itapemirim, Abel saiu das elei��es do ano passado com quase 38 mil votos.

A sa�da de Abel Santana do PV, de acordo com explica��es de Valad�o, se deve "� busca de um partido que viabilize sua candidatura a prefeito", tendo encontrado essa alternativa no PMDB, que disp�e do maior n�mero de filiados no munic�pio. Al�m disso, os verdes fazem parte atualmente da base de sustenta��o do prefeito Carlos Casteglione (PT), que vai concorrer � reelei��o no ano que vem.

O PMDB de Cachoeiro de Itapemirim, embora tenha em seus quadros o ex-prefeito Roberto Valad�o e o deputado federal Camilo Cola, vinha padecendo da falta de uma lideran�a em condi��es de competir com Carlos Casteglione e o deputado estadual Theodorico Ferra�o (DEM) no pleito do pr�ximo ano. Valad�o est� impedido de concorrer ao cargo pela Justi�a Eleitoral, j� que responde a processos sobre supostas irregularidades desde que deixou a prefeitura em janeiro de 2009, e Cola � considerado um aliado de Casteglione, mesmo estando em partido advers�rio.

Abel Santana deve ingressar no PMDB no v�cuo de uma crise na c�pula nacional do PV, que tem como estrela principal a ex-senadora Marina Silva e que entrou em confronto aberto com o presidente da sigla, Jos� Luiz Penna, uma figura pouco conhecida. A crise estourou quando Penna, no cargo desde 1999, liderou manobra na Executiva Nacional da legenda para prorrogar seu mandato por mais um ano. Derrotada, Marina protestou contra o dirigente e autorizou aliados a falar abertamente em deixar a legenda.

At� o an�ncio da filia��o de Abel Santana, o PMDB vinha aguardando a concretiza��o do ingresso do ex-vice prefeito de Cachoeiro Jathir Moreira (DEM), fiel aliado do ex-prefeito Theodorico Ferra�o (DEM). Entretanto, Moreira ocupa a superintend�ncia regional de Sa�de no sul do Estado, �rg�o vinculado ao governo do Estado", e alegou que, enquanto n�o se desvinculasse do cargo, n�o assumiria uma nova op��o partid�ria.

Por sua estreita rela��o com Theodorico Ferra�o, Jathir Moreira dificilmente seria uma op��o do PMDB para concorrer � prefeitura no ano que vem, e disso os peemedebistas t�m consci�ncia. J� Abel Santana, conforme revelou Valad�o, encontra-se livre de amarras pol�ticas para enfrentar tanto Ferra�o quanto Casteglione na disputa do ano que vem.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir