Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-05-2011

Voo do primeiro norte-americano no espaço completa 50 anos
Missão de Alan Shepard durou apenas 15 minutos. Astronauta atingiu 187 quilômetros de altitude máxima.
Voo do primeiro norte-americano no espaço completa 50 anos
Foto: g1.globo.com

Três semanas depois do voo histórico do soviético Yuri Gagarin, primeiro homem a ir ao espaço, Alan Shepard seguiu seus passos, há cinquenta anos, no dia 5 de maio de 1961, para se tornar o primeiro norte-americano a realizar uma viagem espacial.

Alan Shepard, piloto de testes da Aeronaval 37 anos, foi lançado a bordo da cápsula Freedom 7, durante a missão Mercury 3, por um foguete Redstone a partir de Cabo Canaveral, na Flórida, na manhã de 5 de maio de 1961.

Seu voo suborbital sobre o Oceano Atlântico, a uma altitude máxima de 187 quilômetros, durou apenas 15 minutos, mas foi crucial para o programa espacial dos Estados Unidos, consideram os historiadores.

O lançamento do Freedom 7 com Alan Shepard estava inicialmente previsto para março de 1961, mas problemas técnicos causaram o adiamento.

"É interessante perguntar qual teria sido a direção do programa espacial norte-americano se Shepard tivesse ido ao espaço antes de Gagarin, porque o voo deste convenceu o presidente John Kennedy a entrar na corrida espacial", afirmou John Logsdon, ex-diretor do Space Policy Institute da Universidade George Washington.

Por outro lado, o presidente Kennedy temia um impacto negativo em caso de fracasso desse voo transmitido ao vivo pela televisão - menos de três semanas após o fiasco norte-americano do desembarque na Baía dos Porcos, em Cuba -, e tinha hesitado antes de autorizá-lo para 5 de maio, lembrou o historiador.

Além disso, o voo de Shepard ocorreu alguns dias antes de Kennedy aceitar a recomendação de lançar o programa Apollo, que tinha como objetivo levar um norte-americano à Lua antes do fim da década de 1960.

Segundo John Logsdon, "o êxito da missão de Shepard foi necessário para o lançamento do programa Apollo" porque, especula, um fracasso poderia dissuadir o presidente Kennedy a autorizar ou poderia pelo menos tê-lo atrasado.

"O voo de Shepard foi sem dúvida histórico", mesmo que não tenha sido muito comemorado, revelou Stephen Garber, historiador da Nasa.

Esse périplo de 15 minutos permitiu provar a viabilidade de alguns princípios fundamentais do voo espacial, o que abriu caminho para os programas Geminy e Apollo.

Gagarin entrou em órbita, completando uma volta da terra e voou no total 108 minutos, mas permaneceu passivo a bordo de seu voo sub-orbital. Já Shepard pilotou a cápsula e manteve contato por rádio com o centro de controle.

O primeiro astronauta norte-americano terminou a carreira como contra-almirante da Marinha americana, foi o quinto homem a chegar à Lua e o primeiro a jogar golfe durante a viagem da Apollo 14 (32 de janeiro a 9 de fevereiro de 1971), na terceira missão lunar. Ele morreu em julho de 1998, aos 74 anos, vítima de câncer.

Uma cerimônia para celebrar o 50º aniversário do primeiro norte-americano no espaço aconteceu na quarta-feira (4) na base aérea de Cabo Canaveral com o diretor da Nasa, Charles Bolden, na presença da família Shepard e de Scott Carpenter, um ex-astronauta do programa Mercury.

Os Correios norte-americanos lançarão dois novos selos dedicados ao primeiro voo de um americano no espaço.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir