Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2011

Chuva de meteoros pode ser observada na noite desta quinta
Na noite desta quinta (5), lembre-se de olhar para o céu para ver um espetáculo único: uma chuva de meteoros que pode ser vista a olho nu.
Chuva de meteoros pode ser observada na noite desta quinta
Foto: mtv.uol.com.br

Na noite desta quinta (5), lembre-se de olhar para o céu para ver um espetáculo único: uma chuva de meteoros que pode ser vista a olho nu.

Segundo astrônomos, o horizonte será cortado por detritos do cometa Halley, que só passa pelo sistema solar a cada 76 anos e teve sua última aparição em 1986. Todo ano, quando o planeta passa por uma nuvem de detritos deixados pelo cometa, é possível observar o fenômeno.

"Embora o cometa de Halley esteja muito longe e não vá retornar para perto da Terra até 2061, ele nos brinda com uma chuva de meteoros duas vezes por ano quando o nosso planeta passa pela nuvem de detritos", explica Bill Cooke, astrônomo da NASA em nota oficial. Segundo a Agência Espacial Americana, nos momentos de maior intensidade, a chuva poderá ter de 40 a 60 meteoros caindo por hora. Esse ano o hemisfério Sul será privilegiado na observação, por conta da inclinação da Terra.

O melhor horário para observar o fenômeno será entre a noite de quinta-feira (5) e a manhã de sexta (6). Além disso, o céu estará mais escuro em função de ser lua nova, o que favorece a visualização do fenômeno. No entanto, o local de observação precisa ter pouca iluminação para não ofuscar os corpos celestes.

O nome dessa chuva no mês de maio é "Eta Aquarídea", pois o fenômeno começa perto da constelação de Aquário. Já a segunda chuva do ano, que acontece em outubro, se chama "Orionídea", pois os meteoros parecem surgir de Orion. No entanto, não é preciso procurar as contelações para observar o fenômeno, segundo especialistas, os meteoros podem surgir de qualquer parte do céu.

Fonte: mtv.uol.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir