Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2011

Chuva deixa 18 cidades em situação de emergência em PE
Barreiros tem 2,2 mil desabrigados e 3,9 mil casas destruídas pela água. Uma pessoa morreu em Camaragibe e outra em Jaqueira.
Chuva deixa 18 cidades em situação de emergência em PE
Foto: g1.globo.com

As chuvas que atingem Pernambuco desde abril deixaram 222.454 mil pessoas afetadas pelos alagamentos, segundo balanço da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), divulgado nesta sexta-feira (6). Ao todo, 3.824 famílias foram desabrigadas, 8 mil foram desalojadas e 9.909 casas foram destruídas pela água. Dezoito cidades estão em situação de emergência.

Duas pessoas morreram nos alagamentos, uma em Camaragibe (PE) e outra em Jaqueira (PE).

Nesta quinta-feira (5), uma onde de boatos sobre possíveis riscos de alagamentos no Recife provocou pânico nos moradores da capital, o que desencadeou o fechamento de algumas escolas e estabelecimentos comerciais.

Para tranquilizar a população local, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) informou que não orientou o fechamento de qualquer estabelecimento comercial, escolas ou unidades de saúde por causa da elevação do nível do Rio Capibaribe nesta quinta-feira.

A prefeitura da capital pernambucana começou a retirar, preventivamente, famílias que vivem em áreas de morro e alagados.

Segundo a Codecipe, algumas regiões ribeirinhas sofreram alagamentos isolados por conta da abertura da segunda comporta da Barragem de Carpina, no Rio Capibaribe. De acordo com informações do órgão, algumas cidades da Região Metropolitana do Recife foram atingidas, mas o levantamento ainda não tinha sido concluído até a manhã desta sexta-feira.

Novas barragens
O governo de Pernambuco informou que serão construídas cinco novas barragens no estado com investimento de R$ 320 milhões do governo Federal. O acordo foi anunciado nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Campos. "A presidenta [Dilma Rousseff] telefonou e garantiu cerca de 50% do custo das obras e da desapropriação."

A topografia para identificar a localização precisa e elaborados os projetos de engenharia para construção já estão em andamento. Duas delas terão processo licitatório iniciado em junho. As outras três serão contratadas em licitações abertas em novembro.

A barragem Panelas 2 terá capacidade de acumular 17 milhões de m³ de água e será construída no Rio Panelas, afluente do Rio Una, em Cupira (PE). A barragem Gatos será construída no Riacho dos Gatos, também afluente do Rio Panelas, na cidade de Lagoa dos Gatos (PE).

A barragem Serro Azul terá capacidade de armazenar 380 milhões de m³ de água no Rio Una, em Palmares (PE). A barragem Igarapeba será construída no Rio Piranji, afluente do Una, e terá capacidade de acumular 42,5 milhões de m³ de água em São Benedito do Sul (PE). A barragem de Barra de Guabiraba será feita em Barra de Guabiraba (PE), com capacidade para conter 16 milhões de m³ de água.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir