Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2011

Segundo corpo do acidente da Air France é resgatado
Restos mortais estavam junto aos destroços do avião, localizados no fundo do Atlântico
Segundo corpo do acidente da Air France é resgatado
Foto: noticias.r7.com

As equipes de resgate responsáveis pelas buscas dos destroços do avião da Air France, que caiu no oceano Atlântico em junho de 2009 deixando 228 mortos, resgataram mais um corpo nesta sexta-feira (6).

Essa é a segunda vítima encontrada desde que parte do avião foi localizada no fundo do mar, segundo confirmou ao R7 Nelson Faria Marinho, presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447 da Air France. O primeiro corpo foi içado do fundo do mar na quinta-feira passada (5).

- Eu recebi uma notificação, em francês, de que mais um corpo foi achado. Mais tarde, eles devem me enviar a confirmação em um documento em português.

A operação destinada a recuperar os corpos começou nesta quarta-feira (4).Os corpos de alguns passageiros foram encontrados flutuando no oceano pouco depois do acidente, mas a maioria das vítimas nunca foi localizada.

Eles estavam junto aos destroços do aparelho, que foram localizados no começo de abril, em uma área de 600 m por 200 m.

As causas do acidente do Airbus A330, que ainda não foram explicadas, podem ser conhecidas após a análise das duas caixas-pretas, resgatadas no domingo (1º) e na segunda-feira (2).

Resgate é tema "espinhoso" para família das vítimas

Nesta semana, Robert Soulas, vice-presidente da associação francesa de famílias de vítimas Entraide e Solidariedade AF447, disse que "o problema dos corpos é um pouco espinhoso".

- Há um aspecto traumatizante, não se sabe em que estado se encontram.

Já as famílias brasileiras das vítimas do voo da Air France indicaram, por sua vez, que desejam que todos os corpos das vítimas sejam trazidos à superfície e que as caixas-pretas resgatadas sejam decifradas fora da França.

Para Nelson Faria Marinho, presidente da associação das vítimas brasileiras, "é preciso subir com todos os corpos", seja qual for o seu estado.

Airbus e Air France são investigadas por homicídio culposo

No plano judiciário, Airbus e Air France começaram a ser recentemente investigadas por homicídio culposo.

No que diz respeito à investigação técnica, realizada pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA na sigla em francês), a explicação do acidente pode estar próxima graças à recuperação das duas caixas-pretas, que parecem estar em bom estado e cujos registros fônicos (Cockpit Voice Recorders, CVR) foram colocados sob sigilo judicial.

Os investigadores determinaram até agora que a falha das sondas de velocidade, chamadas de Pitot, foi uma das causas da tragédia.

Mas consideram que este problema (congelamento das sondas a uma grande altitude) não pode explicar por si só o acidente.
No início de abril, os restos da aeronave foram encontrados a 3.900 m de profundidade, não muito longe de sua última posição conhecida, antes do início, na semana passada, das operações de busca mais recentes.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir