Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-05-2011

Homem que recebeu transplante de cara grato aos médicos
Dallas Wiens, hoje com 25 anos, foi vitima de um acidente de trabalho que o desfigurou completamente, há três anos. Wiens teve de se submeter a um transplante total da cara, há dois meses, e ontem, segunda-feira, apareceu em publico pela primeira vez desd
Homem que recebeu transplante de cara grato aos médicos
Foto: www.dn.pt

Em 2008, enquanto voluntariamente pintava a igreja da sua localidade, Dallas sofreu um acidente eléctrico quando a sua cabeça tocou numa linha de alta voltagem. Sofreu queimaduras extremamente graves no nariz e na boca e ainda perdeu a visão.

Durante 90 dias foi mantido em coma induzido, dada a gravidade do seu estado, tendo sido também sujeito a sucessivas operações. Segundo um dos médicos, a equipa acreditava que o jovem nunca sairia da unidade de cuidados intensivos. No entanto, Wiens sobreviveu e reuniu-se com uma equipa de mais de 30 profissionais para tentar reconstruir a sua cara.

As operações, um total de 24, foram pagas pelo exército norte-americano, que espera poder usar as descobertas deste caso para ajudar soldados com graves ferimentos faciais. A ultima cirurgia a que foi submetido, em meados de Março, demorou 15 horas e consistiu num transplante de testa, estrutura nasal e nariz, lábios e pele. O jovem recebeu ainda músculos e nervos que lhe permitiram sentir e mexer a cara.

Fonte: www.dn.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir