Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-05-2011

Ditador líbio Muammar Kadhafi pode estar ferido
Coronel provavelmente não está na capital, Trípoli, segundo Franco Frattini. Porta-voz do governo líbio desmentiu as versões.
Ditador líbio Muammar Kadhafi pode estar ferido
Foto: g1

O chanceler da Itália, Franco Frattini, disse nesta sexta-feira (13) que o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, não deve estar na capital do país, Trípoli, e que ele está "provavelmente ferido".

Frattini disse a jornalistas na Toscana que acredita na versão do bispo católico de Trípoli, Giovanni Innocenzo Martinelli. Segundo o religioso, o coronel teria sido ferido por um bombardeio da Otan.

A Líbia é alvo de bombardeios de uma coalizão liderada pela Aliança Atlântica, que tenta impedir que tropas leais ao governo ataquem civis na repressão à revolta popular que toma o país desde meados de fevereiro.

Frattini ressaltou que o governo "não conhece o paradeiro" do ditador líbio.

O ministro disse em uma entrevista ao "Corriere della Sera" que tem "dúvidas" sobre as recentes imagens de Kadhafi transmitidas por uma rede de televisão de Kadhafi em Trípoli.

"Tenho dúvidas de que estas imagens tenham sido filmadas neste mesmo dia", acrescentou.

A televisão estatal líbia divulgou na noite de quarta-feira imagens do coronel em uma reunião, as primeira depois de um bombardeio aéreo da Otan que, segundo seu governo, foi uma tentativa de assassiná-lo.

Segundo a televisão estatal, as imagens mostram uma reunião entre o coronel Kadhafi e líderes tribais. Um funcionário líbio afirmou à France Presse que as imagens foram gravadas às 19h30 (14h30 de Brasília) de quarta-feira.

Elas forasm as primeiras imagens de Kadhafi na imprensa oficial líbia desde 30 de abril, quando um ataque aéreo da Otan destruiu a casa de um dos filhos do coronel, Seif Al Arab, que morreu no ataque junto com três dos netos do líder líbio.

O porta-voz do governo da Líbia desmentiu as informações do ministro italiano.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir