Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-05-2011

Lula diz que saúde de Dilma "está bem"
Declaração acontece após presidenta cancelar viagem ao Paraguai por orientação médica
Lula diz que saúde de Dilma
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Mais de cinco meses após deixar o governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve que responder, nesta quinta-feira, sobre o estado de saúde de sua sucessora, Dilma Rousseff – que, nas últimas semanas, teve que cancelar uma série de eventos oficiais por orientação médica.

"Pelo que venho conversando com ela, a presidente está bem", disse Lula, ao ser questionado sobre as condições de saúde da presidenta. A declaração foi feita ao chegar para a entrega do Prêmio João Ferrador, concedido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – nome em alusão ao personagem que ilustrou as históricas greves de metalúrgicos no final da década de 70, quando ele era presidente da entidade.

Perguntado sobre o cancelamento da viagem que Dilma faria para o Paraguai, Lula afirmou que, provavelmente, a debilitação da sucessora ocorra "possivelmente porque ela esteja muito cansada".

Dilma seguiria para o Paraguai para participar das celebrações do bicentenário daquele país no fim de semana. A viagem aconteceria após uma batalha travada no Senado para conseguir aprovar o novo acordo de Itaipu. A equipe de Roberto Kalil, que atende a presidenta, desaconselhou-a a viajar de avião seis horas até Assunção com medo de uma recaída da pneumonia.

Desde o retorno da China, há duas semanas, Dilma está convalescente. Ela não participou sequer das comemorações ao Dia do Trabalhador, em 1º de Maio. Em seu lugar, embarcam para o Paraguai José Sarney, presidente do Senado, e Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores.

Ao chegar ao evento, Lula foi questionado também sobre os atrasos nas obras da Copa do Mundo de 2014. Ele rejeitou que o governo tenha responsabilidade nos atrasos das obras em estádios. "Estádio é da responsabilidade dos clubes. O que o governo fez foi botar o BNDES para financiar os clubes. É investimento privado. Cabe ao governo cuidar da infraestrutura", disse.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir