Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-05-2011

PSB entra na disputa pela prefeitura de Cachoeiro e embaralha sucessão
Cláudia Lemos (PSB) se lançou à corrida pela prefeitura daquele município.
PSB entra na disputa pela prefeitura de Cachoeiro e embaralha sucessão
Foto: John Wesley

Com dois mandatos de vereadora em Cachoeiro de Itapemirim e uma candidatura à deputada federal sacrificada em favor de seu colega de partido Audifax Barcelos, eleito à Câmara dos Deputados, no pleito do ano passado, Cláudia Lemos (PSB) se lançou à corrida pela prefeitura daquele município.

Sua iniciativa serve para embaralhar o quadro sucessório do atual prefeito Carlos Casteglione (PT), que tem, a partir de agora, provavelmente quatro adversários ao seu projeto de reeleição. Ao contrário de uma semana atrás, o deputado estadual e ex-prefeito de Cachoeiro (por quatro mandatos) Theodorico Ferraço (DEM) vinha sendo apontado como franco favorito na disputa do ano que vem pela prefeitura.

Até aquele momento ele era o único adversário contra Carlos Casteglione, já que na base aliada do atual prefeito não havia surgido nenhuma manifestação contrária, da mesma forma que no resto da oposição. O quadro da sucessão mudou repentinamente, com o médico Abel Santana Júnior anunciando para o ex-prefeito Roberto Valadão o desejo de trocar a legenda do PV pelo PMDB, a fim de viabilizar sua candidatura a prefeito do município.

Em seguida, o deputado estadual Glauber Coelho (PR) admitiu concorrer ao mesmo posto, colocando de lado uma aliança com seu colega de parlamento Theodorico Ferraço. E, por fim, Cláudia Lemos, que coloca seu nome à disposição da direção estadual do PSB, o que pode levar o partido a deixar a base de sustentação de Carlos Casteglione. Abel Santana leva em sua bagagem para o PMDB quase 38 mil votos obtidos em sua candidatura a deputado federal, em 2010, além do renome de médico conceituado no município.

Glauber Coelho tem a seu favor o apoio à sua candidatura do dirigente estadual do PP, Neucimar Fraga – prefeito de Vila Velha –, e de seu padrinho político, o senador Magno Malta. Por fim, Cláudia Lemos tem em sua retaguarda o governador Renato Casagrande, que, embora tenha prometido ficar neutro no pleito do ano que vem, pode escalar seus liderados no PSB para apoiar os candidatos de seu partido nos municípios.

O PSB de Cláudia Lemos sempre foi um aliado histórico do PT, mas, conforme frisou a pré-candidata a prefeita de Cachoeiro de Itapemirim, chegou o momento de o partido "deixar de ser coadjuvante eleitoral", buscando seu crescimento no Estado, dentro da orientação da direção estadual.
Segundo ela, foi nesse sentido que se colocou à disposição da cúpula regional para se lançar na corrida eleitoral pela prefeitura do município. Com a entrada de Glauber Coelho e Cláudia Lemos na disputa pela prefeitura de Cachoeiro, o capital político do deputado estadual Theodorico Ferraço tende à pulverização, pelo menos em parte, podendo ser absorvido principalmente por Glauber Coelho.

Quanto ao prefeito Carlos Casteglione, que tem até agora uma gestão mal avaliada, seu capital indica a tendência de ser diluído em favor tanto de Abel Santana quanto de Cláudia Lemos, tornando o pleito, nos dias de hoje, bastante indefinido. Como o PSB faz parte da base de sustentação política do prefeito Casteglione, Claudia Lemos

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir