Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 19-05-2011

Bobby manda Kelly Slater para casa
Recém-tatuado, americano passa à quarta fase. Decacampeão mundial e líder do ranking receberá multa por demorar a sair da água após derrota
Bobby manda Kelly Slater para casa
Foto: sportv.globo.com

Kelly Slater tentou aproveitar o fato de estar hospedado em frente ao palco principal do Rio Pro, na Barra da Tijuca. O decacampeão mundial e líder do ranking chegou à praia apenas 20 minutos antes de sua bateria. Trinta minutos depois de entrar na água, amargou uma derrota precoce, na terceira fase. E ficou esfriando a cabeça, à esquerda do pico, por 1h30m. O carrasco foi o compatriota Bobby Martinez, que carregava no ombro direito uma tatuagem, feita há dois dias, em homenagem ao avô, falecido. O SporTV.com transmite ao vivo a etapa, terceira da temporada.

- Vi umas ondas ali e fui surfar. Foi a primeira vez que puder surfar sozinho - disse Slater, para depois dar autógrafos aos fãs.

Com a derrota de Slater, o australiano Joel Parkinson, vice-líder do ranking, comemora. Na bateria anterior, ele tinha vencido por combinação o também aussie Kieren Perrow.

Joel estava na água quando Slater chegou à praia. E foi só o americano botar o pé na área de atletas que o público voltou-se de costas para o mar. No mezanino, Bobby Martinez se concentrava ao lado da namorada, Cleo. Quando chegou, uma hora antes, exibiu aos amigos a tatuagem, feita em uma loja no Recreio dos Bandeirantes.

- Meu avô, Julian, morreu uns dias antes de o campeonato começar. Eu não pude ir ao funeral, nem queria vir para cá. Fiz uma rosa, pois era a flor favorita dele – contou.

Slater demora a sair da água e vai receber multa por surfar fora da bateria

Martinez precisa de uma boa colocação na etapa carioca. É apenas o 22º do ranking mundial e 55º do unificado. Apenas os 32 primeiros da lista unificada se manterão na elite depois da etapa de Nova York, em setembro. No fim do ano, depois do Pipe Masters, haverá outro corte.

- Se ele não vencesse, estaria fora - disse Slater.

Na bateria contra Slater, Bobby virou com um lindo aéreo, que lhe rendeu 7,50. Depois, entrou em um tubo e ganhou 7,00 para deixar o compatriota precisando de 7,67. Slater achou também um tubo, ainda maior, mas não consegui virar. Ganhou 7,24. Permaneceu na água por um longo tempo, tentando despistar os fãs.

Segundo as regras da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), cada onda surfada fora da bateria ,com a camisa de lycra do campeonato, custa uma multa de US$ 500,00.

- Podem multar - disse.

Quando enfim saiu da água, teve de correr para entrar no palanque. O público o cercava. Abriram uma grade, Slater entrou, e pediu para um amigo devolver sua camiseta à organização.

- Não sou o novo herói. Eu venci o herói – disse Bobby.

Parko vence por combinação; prancha de Perrow quebra

Depois de tropeçar na estreia e se recuperar na repescagem – com direito a uma nota 9,00, Joel Parkinson também chegou cedo para sua bateria na terceira fase. Ao lado do treinador, perto de Martinez, via o compatriota Adam Melling, carrasco de Alejo Muniz e único a igualar seu 9,00, ser eliminado pelo francês Jeremy Flores. Os dois conversavam atentamente, alheios à criança que chorava ao lado, na área VIP.

Quando a buzina que indica o início de bateria tocou, abriu o duelo com uma nota 7,00. Aos 10 minutos, fez três manobras e trocou sua menor nota por 6,17. Com 13,17 pontos, deixou Perrow em combinação. Perrow arrancou um 5,00 a oito minutos do fim e passou a buscar 8,17. Mas Joel aumentou a diferença na onda seguinte, com uma nota 8,00. E Perrow viu sua prancha se quebrar. De novo em combinação, se despediu do campeonato.


Terceira fase:
1. Taj Burrow AUS 14,66 x 10,84 Cory Lopez EUA
2. Damien Hobgood EUA 11,33 x 4,03 Heitor Alves BRA
3. Daniel Ross AUS 12,17 x 7,97 Adrian Buchan AUS
4. Jeremy Flores FRA 16,50 x 6,77 Adam Melling AUS
5. Joel Parkinson AUS 15,07 x 7,83 Kieren Perrow AUS
6. Bobby Martinez EUA 14,50 x 14,10 Kelly Slater EUA
7. Josh Kerr AUS 13,86 x 13,17 Jordy Smith AFS
8. Adriano de Souza 15,93 x 11,87 CJ Hobgood EUA
9. Bede Durbidge AUS 12,17 x 11,50 Patrick Gudauskas AUS
10. Owen Wright AUS 11,66 x 9,80 Taylor Knox EUA
11. Michel Bourez TAH 19,10 x 6,83 Jadson André BRA
12. Mick Fanning AUS x Raoni Monteiro BRA

Fonte: sportv.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir