Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 23-05-2011

23 de maio dia da colonização do solo Espírito Santense
Espírito Santo, 476 anos- Uma terra de oportunidades e belezas
23 de maio dia da colonização do solo Espírito Santense
Foto: John Wesley

Nenhum lugar do mundo é melhor do que aquele em que se vive. Assim é o Espírito Santo para os capixabas. Desde o início da colonização, em 1535 o Estado pode contar com a luta e a determinação do seu povo, que em 476 anos construiu um lugar ideal para se viver e se desenvolver.

Comemorar mais um aniversário da chegada dos primeiros colonizadores, neste 23 de maio, remete à reflexão sobre os tempos difíceis em que viveram os antepassados do povo capixaba e do esforço das gerações presentes, que juntos construíram um estado plural e ao mesmo tempo singular.

Plural pela representação da união de etnias diversas, que juntas formaram um Estado único com uma identidade cultural muito própria. O capixabas são filhos da Europa, d’África e das várias linhagens Tupi e Gê. Foram eles que deixaram saberes, expressões, danças, folguedos, artesanatos, festas populares e tradicionais, ritmados por uma trilha sonora marcada pela casaca, concertinas e trombones e paladares geniais.

Foi assim que das fazendas de cana de açúcar, que por quase três séculos dominaram nossa economia, surgiu o ouro negro, o café, que se transformou na redenção do Estado. Mas foi no século passado que a construção do Espírito Santo, multiplicou sua capacidade de crescer.

Em menos de 50 anos foi estabelecida uma base diversificada para edificar o futuro. As cadeias produtivas do petróleo e gás, da siderurgia e mineração, da celulose e rochas ornamentais, somam-se ao agronegócio, principalmente com a produção de café e com a fruticultura, e aos segmentos metalmecânico, moveleiro, confecções, construção civil, alimentos, e preparam novos vôos.

Tudo isso preservando as belezas turísticas, com praias de águas transparentes e os cenários inesquecíveis das montanhas com a Mata Atlântica entrecortada de cachoeiras, desde o Caparaó até as Três Santas, com uma geografia marcada por pontões graníticos e ornada de sítios históricos que remontam séculos de história.

Não se vive o presente e nem se projeta o futuro sem raízes fortes. Isto o Estado construiu e faz de todo capixaba um orgulhoso nato. Foi ele quem transformou o Estado, o tornou sua casa, seu abrigo, com qualidade de vida, com uma economia forte que distribui os resultados do seu crescimento.













    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir