Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-05-2011

Obama visitará áreas atingidas por tornado no domingo
Tormenta de mais de 320 km/h deixa ao menos 116 mortos em cidade do Estado americano do Missouri
Obama visitará áreas atingidas por tornado no domingo
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que visitará a área devastada no Missouri onde 116 pessoas foram mortas por um gigantesco tornado, com ventos de mais de 320 km/h, no fim de semana.

Na residência do embaixador dos EUA em Londres, no momento em que inicia uma visita de Estado à Grã-Bretanha, onde se encontrará com a rainha Elizabeth 2ª, Obama disse que sua promessa aos atingidos pelas tempestades no meio-oeste americano é de que o governo federal os apoiará.

"Tudo que podemos fazer é que saibam que todo os EUA se importam profundamente com eles e que vamos fazer absolutamente tudo que pudermos para garantir que se recuperem", disse. Obama está numa visita de uma semana por quatro países europeus e deve retornar a Washington no sábado.

"Como todos americanos, estamos monitorando muito de perto o que tem acontecido e estamos de coração partido com as imagens que vimos", disse Obama.

Ele disse que, além do número de mortos, outras pessoas continuam desaparecidas e há centenas de feridos. "Nossos pensamentos e orações estão com as famílias que estão sofrendo nesse momento", disse.

Obama afirmou que ele e a secretária de segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, conversaram com o governador do Missouri, Jay Nixon. "Oferecemos não somente nossas condolências, mas dissemos que daremos cada gota de recursos que o governo federal possa ter para suportar essa situação."

Obama também fez um apelo aos americanos, pedindo que prestem atenção nos alertas de tempestade em uma temporada de tornados particularmente violenta. "Essas tempestades geralmente nos atingem sem aviso", advertiu.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir