Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-05-2011

Satélite da NASA revela tesouro escondido no Egipto
Graças a imagens de um satélite da NASA, uma arqueóloga norte-americana identificou no Egipto um tesouro com 17 pirâmides, milhares de sepulturas e casas antigas.
Satélite da NASA revela tesouro escondido no Egipto
Foto: www.jn.pt

As primeiras escavações já feitas, em Tanis, confirmaram a presença de alguns dos vestígios, incluindo duas pirâmides e uma habitação com três mil anos.

Sarah Parcak e a sua equipa efectuaram as escavações, financiadas pela televisão britânica BBC, que transmite na segunda-feira um programa sobre a expedição, para determinar como as imagens-satélite podem ser usadas em arqueologia.

Segundo a agência AFP, durante mais de um ano, a arqueóloga utilizou imagens de um satélite da agência espacial norte-americana a orbitar a 700 quilómetros de altitude, captando imagens de alta definição e infravermelho da necrópole de Saqqarah e Tanis, uma importante estação arqueológica no nordeste do Egipto.

As imagens-infravermelho conseguem distinguir os diferentes materiais enterrados, permitindo localizar as estruturas que se encontram sob a superfície, como antigas casas em tijolo de argila.

Os infravermelhos produzem imagens que destacam a forma das habitações, das sepulturas e dos templos.

Fonte: www.jn.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir