Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-05-2011

Liderança palestina saúda reabertura de fronteira Gaza-Egito
Gaza, 26 mai (Prensa Latina) O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla Gaza, agradeceu hoje a decisão do Egito de abrir de forma permanente sua fronteira com a faixa, gesto que o Governo palestino apreciou como contribuição à reconciliação
Liderança palestina saúda reabertura de fronteira Gaza-Egito
Foto: www.prensa-latina.cu

Um comunicado do Ministério do Interior do Governo de facto de Hamas aqui indicou que já foram informados "oficialmente" por Egito sobre as novas regulações no passo limítrofe de Rafah, que significa o fim do bloqueio egípcio em apoio ao que mantém Israel.

Para o agrupamento islamista "estas medidas são a decisão correta na direção correta, e facilitarão a vida da população, e aliviarão seu sofrimento", pois enfrentam um férreo bloqueio terrestre e naval de Israel.

Tel Aviv impôs um cerco a Gaza a raiz da vitória eleitoral de Hamas de 2006 e o recrudesceu em junho de 2007 quando os islamistas tomaram o poder aqui e expulsaram a seus então rivais do al-Fatah.

Segundo um anúncio feito na quarta-feira no Cairo pelas autoridades egípcias, o cruzamento de Rafah estará habilitado de domingo a quinta-feira, e só fechará nas sextas-feiras (dia de feriado em países muçulmanos) e em datas festivas públicas das 09:00 até as 17:00 hora local.

A disposição, que entra em vigor no sábado 28, estabelece que todas as mulheres e os homens menores de 18 anos e maiores de 40 poderão viajar deste enclave costeiro ao Egito sem necessidade de coordenação de segurança prévia.

Iguais facilidades se darão aos portadores de documentos de viagem estrangeiros, pacientes, estudantes e inversionistas, que também não requererão de vistos.

A medida interpretou-se como uma viragem significativa do governo provisório egípcio com respeito à política que manteve o deposto presidente Hosni Mubarak para Israel, em apego a acordos e pressões dos Estados Unidos.

Em um despacho da agência oficial de notícias MENA, precisou-se que a decisão é parte de "os esforços egípcios para pôr fim às divisões entre palestinos e contribuir à reconciliação" pactuada entre Hamas e A al-Fatah no Cairo a começos de maio.

Uma grande parte dos 1,5 milhões de palestinos residentes em Gaza se beneficiarão dessa medida, pois a cidade de Rafah, ao sul, alberga a única saída terrestre de Gaza que não toca Israel.


Fonte: www.prensa-latina.cu
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir