Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-05-2011

Governador visita Casa dos Braga e São Joaquim
Em Morro Grande, Casagrande oficializou o tombamento da Casa dos Braga como patrimônio cultural do Espírito Santo
Governador visita Casa dos Braga e São Joaquim
Foto: Stéfano Fabris

Em sua segunda visita a Cachoeiro de Itapemirim como governador, na tarde desta sexta-feira (27), Renato Casagrande deu continuidade à série de Audiências Públicas no estado para elaboração do Plano Plurianual (PPA) e do Orçamento 2012.

Após abrir oficialmente o encontro, participou da segunda edição da Jornada Pedagógica, promovida pela prefeitura, e foi ao distrito industrial de São Joaquim e à Casa dos Braga, no centro da cidade, acompanhado pelo vice-governador Givaldo Vieira e pelo prefeito Carlos Casteglione.

Na abertura da audiência, na Faculdade de Direito (FDCI), na localidade de Morro Grande, Casagrande chamou a atenção para a presença das diversas autoridades capixabas presentes, relacionando com a importância do encontro para o Polo Cachoeiro, que é formado por 11 municípios. Mais de 800 pessoas lotaram o auditório da instituição.

Durante a solenidade, Casteglione entregou ao governador o documento gerado pelas discussões acerca da Agenda 21, concluído no final do ano passado em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves. Casagrande oficializou ainda o tombamento da Casa dos Braga como patrimônio cultural do Espírito Santo.

Segundo o governador, as prefeituras precisam se planejar com pensamento além dos limites municipais, para estruturar cada microrregião, por exemplo, com os serviços públicos básicos. "Trouxemos aqui conosco hoje muitos secretários estaduais, para gerar essa aproximação com a população, e vamos definir nessa audiência pública as prioridades para investimentos no Polo Cachoeiro. Entretanto, é preciso ter dinheiro: tudo precisa ser feito com muita responsabilidade com os recursos financeiros e ambientais", enfatizou.

"O Polo Cachoeiro tem hoje a consciência de que os municípios precisam atuar juntos e assim se apropriar do crescimento que estamos desenvolvendo para a região sul, que vive um momento muito importante, com uma série de investimentos", afirmou Casteglione.

Além dos secretários estaduais, participaram representantes de instituições e entidades, prefeitos e equipes de governo de diversos municípios do sul do estado, deputados estaduais e federais e a senadora Ana Rita.

Ainda em Morro Grande, o governador foi até a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Faccaci), onde discursou brevemente aos educadores do município durante a II Jornada Pedagógica.

Solicitação para distrito industrial será encaminhada

Em São Joaquim, o governador e sua equipe foram recepcionados por empresários que atuam no polo industrial da localidade, na sede da associação das empresas, a Adici. Juntamente com o prefeito Carlos Casteglione, o grupo reforçou a solicitação para pavimentação de 3 km de estradas usadas para escoamento de produção.

"Temos volume de recursos para importantes obras em Cachoeiro e região, mas este ano ainda trabalhamos com orçamento definido pela gestão anterior no estado. Vamos encaminhar o projeto para pavimentação do trecho solicitado à Secretaria de Estado de Transporte e, se estiver adequado ao limite de orçamento, a obra entra na nossa lista", anunciou Casagrande.

A programação da visita a Cachoeiro foi encerrada na Casa dos Braga, onde a comitiva conheceu os projetos para reforma do prédio e para construção de uma nova biblioteca municipal, em terreno próximo.

    Fonte: Stéfano Fabris - Equipe de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir