Categoria Economia  Noticia Atualizada em 02-06-2011

Rússia proíbe importações de carne de 89 empresas brasileira
Proibição ocorre para três estados: MT, RS e PR.
Rússia proíbe importações de carne de 89 empresas brasileira
Foto: http://www.etftrends.com

A Rússia, um dos maiores importadores de proteínas do Brasil, anunciou nesta quinta-feira (2) que a partir do próximo dia 15 estarão proibidas as importações de carne e produtos de carnes de 89 empresas de três estados brasileiros: Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

De acordo com Alexei Alexeyenko, porta-voz do órgão para segurança alimentar no país, os produtos não atendem ao padrão russo, diz a agência de notícias russa Interfax.

"Com a decisão, expressamos nossa desconfiança com relação aos serviços veterinários destes estados, que não puderam garantir o cumprimento dos requisitos", afirmou Alexeyenko.

A inspeção realizada este ano no Brasil revelou várias deficiências no funcionamento dos serviços veterinários do país sul-americano, apontou o porta-voz em declarações à agência.

São 23 empresas do Mato Grosso (16 delas produtoras de carne bovina), 27 do Rio Grande do Sul (10 que produzem carne de frango) e 39 no Paraná (16 delas produtoras de carne de frango e 11 de carne suína).

Antes da proibição, havia 236 empresas brasileiras exportando carne à Rússia.

"Essencialmente, o embargo é um voto de não-confiança nos serviços veterinários destes estados, que não foram capazes de introduzir um sistema para atender os requerimentos da União Alfandegária", disse Alexeyenko, de acordo com a agência. O porta-voz acrescentou que mais de 260 carregamentos de carne desses produtores continham parasitas e bactérias de diferentes tipos.

Em 2010, o produto brasileiro respondeu por 35%, ou 215 mil toneladas, das importações de carne suína da Rússia; 45%, ou 269 mil toneladas de carne bovina; e 19%, ou 121 mil toneladas, das de carne de frango, segundo os dados do Instituto de Marketing Agrícola de Rússia

Produtores pedem ação do governo
Os presidentes da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e da Associação Brasileira das Empresas Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, solicitaram nesta quinta-feira (2) ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, medidas urgentes com relação à decisão do governo da Rússia.

Em nota, as entidades informaram que "foram informados que todo o staff do ministério será mobilizado para reverter a suspensão anunciada pelo Serviço Veterinário e Sanitário Russo".

Segundo a Ubabef, em 2010 foram exportadas 144,3 mil toneladas de carne de frango para a Rússia, com receita de US$ 249,5 milhões. Até abril deste ano, a Rússia importou 29,7 mil toneladas de frango brasileiro, com receita de US$ 53 milhões.

*Com informações da Reuters e da EFE

Rússia proíbe importações de carne de 89 empresas brasileiras
Proibição ocorre para três estados: MT, RS e PR.
Produtos não atendem ao padrão russo, diz governo à agência Interfax.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir