Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-06-2011

Pedro Simon pede saída de Palocci da Casa Civil
‘Vossa Excelência ficando fica mal’, disse senador do PMDB. Para Simon, permanência de Palocci deixa Dilma em situação delicada.
Pedro Simon pede saída de Palocci da Casa Civil
Foto: g1

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) usou a tribuna do Senado na tarde desta quinta (2) para pedir que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, deixe o cargo e evite que a presidente Dilma Rousseff permaneça em "situação delicada" por conta da crise envolvendo a evolução do seu patrimônio, ampliado em 20 vezes entre 2006 e 2010.

"Meu caro Palocci, se afaste do cargo, se afaste hoje ou amanhã, mas se afaste antes que seja criada a CPI. Vossa excelência ficando fica mal, e vossa excelência deixa a presidente Dilma em uma posição muito delicada", discursou Simon, fazendo referência à proposta da oposição de abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o ministro.

Fazendo questão de destacar que não estava na tribuna do Senado para acusar o ministro de atos ilícitos, Simon lembrou que Palocci havia sido escolhido pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma para ser o homem forte da articulação política do Planalto, mas ficou enfraquecido com a crise.

"Ninguém pode dizer que ele cometeu ilícito, não vim aqui para garantir que isso aconteceu. Agora, o coordenador político do governo, onde a presidente não tem passado de costura política, o homem forte ali, politicamente, era o ministro Palocci.", afirmou Simon.

O senador gaúcho também lembrou a polêmica gerada em torno da convocação do ministro na Comissão de Agricultura da Câmara, que acabou suspensa pelo presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), depois de a base governista ter pedido a anulação da votação: "Meu amigo Palocci, está ficando feio para o PT e o PMDB impedirem que você venha depor no plenário de uma comissão. Como é que vão impedir que alguém convoque – não é nem como réu – para dizer o que aconteceu?"

Simon também lembrou o caso envolvendo Henrique Hargreaves, então ministro-chefe da Casa Civil do governo do presidente Itamar Franco, que foi afastado do cargo após denúncias de irregularidades e voltou fortalecido ao posto depois de prestar esclarecimentos: "A grande saída é o senhor se afastar. Se for possível, ainda hoje."

O peemedebista ainda lembrou que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está analisando as explicações enviadas por Palocci para justificar seu enriquecimento. Simon afirmou que Gurgel deve se manifestar nos próximos dias e defendeu que a oposição aguardasse a decisão do procurador-geral para levar em frente a tentativa de abrir uma CPI mista contra o ministro.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir