Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-06-2011

General da Sérvia acusado de crimes de guerra chega a prisão
O general Ratko Mladic fotografado próximo a bandeira da ONU em 17 de maio de 1993
General da Sérvia acusado de crimes de guerra chega a prisão
Foto: Jerome Delay / AP

O ex-chefe militar dos sérvio-bósnios, Ratko Mladic, chegou na noite desta terça-feira (31) ao alojamento penitenciário do Tribunal Penal Internacional para a extinta Iugoslávia (TPIY) em Haia, anunciou o tribunal em comunicado.

Extraditado da Sérvia, Mladic será julgado no Tribunal Penal Internacional.

Mladic foi preso na semana passada, sob acusações de genocídio durante o cerco de 43 meses a Sarajevo e o massacre de 8 mil muçulmanos em Srebrenica, durante a Guerra da Bósnia entre 1992 e 1995.

Mladic também é acusado de crimes contra a humanidade por seu suposto papel na guerra da Bósnia (1992-1995). Ele pode ser condenado à prisão perpétua.

Na véspera, seus advogados haviam recorrido da extradição, mas o recurso foi rejeitado. Sua defesa sustentava que seu estado de saúde "alarmante" não permitia que fosse enviado para Haia para ser julgado, mas os juízes da Alta Corte rejeitaram este argumento em poucas horas.

Visita a túmulo da filha
Autoridades já haviam aberto o caminho para o que deve ser o último dia do ex-general servo-bósnio no país ao escoltá-lo para o túmulo de sua filha Ana, em Belgrado. Ela cometeu suicídio em 1994.

General da Sérvia acusado de crimes de guerra chega a prisão em Haia
Ratko Mladic vai ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional.
Militar é acusado do massacre de 8.000 pessoas em Srebrenica.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir