Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2011

Jack Kevorkian, o "Doutor Morte", morre aos 83 anos nos EUA
Jack Kevorkian em 29 de agosto de 2010
Jack Kevorkian, o
Foto: AP

Jack Kevorkian, o "Doutor Morte", que defendia o suic�dio assistido, morreu aos 83 anos, disseram nesta sexta-feira (3) um amigo e advogado e tamb�m o porta-voz do hospital em que ele estava internado.

Ele morreu no William Beaumnt, um hospital de Royal Oak da regi�o de Detroit, disse Mayer Morganroth, onde estava internado havia um m�s com problemas renais.

Segundo o advogado, a morte foi "tranquila" e ele n�o sofreu dor.

Kevorkian havia sido libertado de uma pris�o de Michigan em 2007, ap�s ter cumprido pena de oito anos por assassinato de segundo grau.

Ele admitiu ter ajudado pelo menos 130 doentes terminais a cometerem suic�dio. Um dos procedimentos foi gravado e transmitido pela TV.

Kevorkian, que era patologista, j� estudava a morte e muito tempo antes de se tornar um militante da eutan�sia, atravessando o Michigan em uma van Volkswagen enferrujada na qual transportava sua m�quina para ajudar pessoas doentes a p�r fim a suas vidas.

Ele lan�ou sua campanha em favor do suic�dio assistido em 1990, deixando uma doente de Alzheimer matar-se com a m�quina que ele criou. Derrotou promotores do Michigan quatro vezes antes de ser condenado por homic�dio em segundo grau em 1999.

Como condi��o de sua liberta��o em 2007, comprometeu-se a n�o auxiliar em mais suic�dios.

Ele foi condenado depois de ir ao ar um programa da CBS News que o mostrou dando drogas letais a um homem de 52 anos que sofria da doen�a de Lou Gehrig, ou esclerose amiotr�fica lateral debilitante.

Jack Kevorkian, o "Doutor Morte", morre aos 83 anos nos EUA
Ele estava hospitalizado na regi�o de Detroit.
M�dico confessou ter ajudado 130 doentes terminais a cometerem suic�dio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir