Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-06-2011

Implosão da antiga fábrica da Brahma
Veja o esquema especial de trânsito e transporte na região do sambódromo
Implosão da antiga fábrica da Brahma
Foto: noticias.r7.com

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) montaram um esquema especial para a implosão da antiga fábrica da Brahma, ao lado do Sambódromo, no centro, que acontece neste domingo (5), às 8h.

Os moradores dos imóveis localizados na região de segurança máxima – um raio de 150 m, que abrange a rua Benedito Hipólito e a avenida Salvador de Sá, a partir da rua Carmo Neto – deverão deixar as suas casas antes das 7h de domingo e seguirem para um lugar seguro até o término da implosão e a liberação da área pela Defesa Civil, que está prevista para as 8h30.

Desde a última segunda-feira (30), agentes da prefeitura estão visitando moradores e comerciantes e distribuindo panfletos informativos sobre a operação especial para a população do entorno da Passarela do Samba. Neste domingo, 20 técnicos da Defesa Civil trabalham na inspeção, varredura e isolamento do entorno, garantindo a segurança dos moradores e das pessoas que circulam pelo local, além de ajudar na retirada de quem tiver dificuldade de locomoção.

Sinais sonoros serão acionados para alertar à população local sobre os preparativos e o início da implosão. As sirenes vão soar em cinco momentos distintos:

- Primeiro sinal - 7h30: bloqueio total das vias

- Segundo sinal - 7h50: inspeção final da área esvaziada por agentes da Defesa Civil

- Terceiro sinal - 7h55: toque de atenção

- Quarto sinal - 8h: implosão

- Quinto sinal - liberação da área após checagem dos técnicos (previsão: 8h30)

Trânsito

O estacionamento fica proibido das 14h de sábado (4) até as 9h de domingo, em 28 pontos da região. Para garantir a segurança dos motoristas, 12 ruas e avenidas serão interditadas a partir das 6h30 de domingo até o término dos trabalhos da implosão. O elevado 31 de Março e o túnel Santa Bárbara fecharão ao tráfego às 7h30.


Desde quinta-feira (2), dez painéis de mensagens variáveis fixos e seis móveis espalhados pela cidade orientam os motoristas quanto ao fechamento das vias. Neste domingo, 65 agentes de trânsito – entre guardas municipais e agentes da Cet-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio) – estão no local para orientar os motoristas e desviar o trânsito.

Metrô

A linha 1 do metrô será interrompida por 20 minutos, entre 7h50 e 8h10 de domingo, nas estações Central do Brasil, Praça Onze e Estácio. O acesso à estação Praça Onze será fechado às 7h30 e só será reaberto aos usuários às 8h10. A linha 2 funcionará normalmente.

Limpeza

Após a implosão, 12 equipes da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), totalizando 40 homens, farão a limpeza da área com o apoio de um caminhão pipa. A equipe de emergência da companhia também estará de sobreaviso para qualquer eventualidade.

A obra

A demolição da antiga fábrica da Brahma faz parte do projeto de ampliação do sambódromo e dará lugar a novas arquibancadas e camarotes. Custeada pela Ambev, a intervenção vai resgatar o projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer, que previa um equilíbrio entre os dois lados da Marquês de Sapucaí. Além disso, a reforma atende também ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos de 2016 e prevê adaptações para a realização das provas de maratona (chegada) e tiro com arco.

A obra inclui a demolição do antigo prédio da Brahma e do setor 2 (camarotes) para dar lugar a quatro novos blocos com arquibancadas, camarotes e frisas similares aos existentes do outro lado da Passarela do Samba. Com a ampliação, a capacidade de público do Sambódromo vai subir de 60 mil para 77.688 pessoas.

Cada novo bloco construído terá uma arquibancada para 2.880 pessoas, 48 camarotes para 576 pessoas e frisas, no térreo de cada bloco, com capacidade para 1.194 espectadores. Serão construídos também quatro blocos intermediários, cada um com cinco camarotes para 60 pessoas. Na obra está prevista ainda a construção de acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço para os jurados.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir