Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2011

Ronaldo se despede da Seleção sem gols, mas com uma grande história
A noite era de homenagens ao ídolo. No primeiro tempo, a torcida era somente festa.
Ronaldo se despede da Seleção sem gols, mas com uma grande história
Foto: www.imperatriznoticias.com.br

A partida de ontem (07 de junho) entre Brasil e Romênia marcou a despedida de um dos maiores jogadores que o mundo já conheceu, Ronaldo Nazário de Lima, ou para os mais íntimos, Ronaldo Fenômeno. O palco não poderia ser mais significativo, o Pacaembu, onde o eterno camisa 9 marcou 21 gols e onde ele foi, segundo o próprio, mais feliz nos últimos dias de carreira.

A noite era de homenagens ao ídolo. No primeiro tempo, a torcida era somente festa. Não se ouvia outra coisa durante o primeiro tempo senão o nome de Ronaldo sendo ovacionado pelos mais de 30 mil torcedores presentes na sua partida final pela amarelinha. Nem mesmo a forte chuva que caiu minutos antes no estádio estragou a festa.

Nem os novos astros da seleção como Neymar ou Robinho que, aliás, não mostrou sua melhor atuação pela camisa amarela, tiraram o brilho da noite do Fenômeno. Enquanto os jogadores brasileiros tocavam a bola e criavam chances de gol, um telão mostrava toda a trajetória do lendário atacante brasileiro. A cada cena, os torcedores gritavam mais alto o nome do ídolo.

As homenagens não pararam nem quando o Brasil abriu o placar aos 21 minutos. Na comemoração, todos os jogadores levantaram o dedo da mão direita, lembrando a comemoração que o Fenômeno realizava nos gols que fazia. Poucos minutos depois, era chegada a hora tão esperada por todos os Brasileiros. Fred saiu para a entrada de Ronaldo, fazendo reverencias ao ídolo.

Com o camisa 9 em campo, o Brasil mostrou um futebol que não tinha demonstrado nem mesmo contra o amistoso de três dias atrás. Não podia ser diferente, os jogadores atuavam em prol de Ronaldo, para que ele pudesse fazer ao menos um gol na sua despedida. A primeira chance surgiu após uma jogada de Neymar pela direita, que tocou para o Fenômeno tocar, mas o goleiro romeno Tatarusanu fez uma ótima defesa, impedindo o gol do artilheiro.

Na segunda chance, Ronaldo recebeu sozinho na área, mas tentou colocar no ângulo do goleiro da Romênia e mandou para longe da meta adversário. Aos 42 minutos, um lance que foi uma das marcas registradas de Ronaldo durante sua carreira. O camisa 9 pegou um rebote na área e finalizou como muitos atacantes ainda em atividade não conseguiriam, mas parou mais uma vez nas mãos de Tatarusanu, o nome que será marcado na história como aquele que impediu o último gol de Ronaldo.

O fenômeno pode até não ter conseguido colocar a bola na rede durante seu jogo de despedida, mas a levou para casa, assim como o apito usado pelo árbitro da partida, o argentino Sergio Pezzotta. Após o fim do primeiro tempo, Ronaldo saiu sob aplausos de atletas brasileiros, romenos, árbitro, assistentes e toda a torcida presente no estádio. Em seguida de uma volta olímpica no Pacaembu para só então fazer o seu discurso final como jogador de futebol.

A trajetória do camisa 9 pela seleção brasileira começo ainda quando era garoto, com 17 anos. Em uma partida contra a Argentina, em Recife, no ano de 94. Ele entrou no lugar de Bebeto, aos 35 minutos do segundo tempo. Desde então, seus números pela camisa pentacampeã mundial. São 67 gols em 105 jogos, com 74 vitórias, 22 empates e nove derrotas (coincidentemente o mesmo número que Ronaldo usou na maioria das partidas que fez com a Seleção). Ronaldo se despediu em competições oficiais pelo Brasil na derrota do Brasil na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, onde a Seleção perdeu para a França nas quartas-de-final.

O Brasil e o mundo testemunhou na noite de ontem a despedida de um ídolo e o nascimento de uma lenda do futebol mundial.

Fonte: www.imperatriznoticias.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir