Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 09-06-2011

Polícia vai investigar acidente com ônibus que caiu sobre trilhos no ABC
Catorze pessoas ficaram feridas em acidente envolvendo ônibus e trem no ABC
Polícia vai investigar acidente com ônibus que caiu sobre trilhos no ABC
Foto: Caroline Hasselmann/G1

Kleber Tomaz

A Polícia Civil vai investigar o acidente envolvendo o ônibus da EMTU que bateu em uma mureta e caiu de um viaduto de cerca de três metros em cima dos trilhos da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã desta quinta-feira (9), no limite entre os municípios de São Caetano do Sul e Santo André, no ABC. O veículo ainda foi atingido por um trem.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o caso será registrado no 2º Distrito Policial em Santo André, que irá apurar eventuais responsabilidades pelo acidente que feriu passageiros e motorista do ônibus.

Segundo a CPTM, o acidente aconteceu entre as estações Utinga e São Caetano. Às 12h, a Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul informou que o acidente deixou 15 feridos, sendo um em estado grave. Anteriormente, o Comando da Polícia Militar havia informado que eram 14 o total de vítimas. Uma delas está em estado grave, que é a condutora do ônibus.

Três helicópteros foram enviados para o local. Testemunhas disseram a policiais militares que o o motorista do ônibus perdeu o controle ao tentar desviar de um carro, bateu na mureta e caiu. Outra hipótese é que o veículo derrapou na pista que estava molhada.

Pelo menos oito equipes dos bombeiros realizavam o resgate dos passageiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado.

O ônibus rompeu a mureta de proteção da Rua Felipe Camarão, caiu sobre a linha férrea e foi atingido pelo trem. A circulação na Linha 10-Turquesa chegou a ser interrompida. A CPTM informou que o trem foi removido dos trilhos às 11h30 desta quinta-feira. Segundo a companhia, a circulação de trens na Linha 10-Turquesa já havia sido restabelecida desde as 10h20.

Segundo o capitão Eduardo Drigo, do Corpo de Bombeiros, a vítima em estado grave teve traumatismo craniano e foi levada para o Hospital Mário Covas, em Santo André. Os demais feridos foram levados para o Hospital Municipal de Emergência Albert Sabin. Ainda de acordo com o capitão, no ônibus estavam 22 passageiros. O maquinista do trem nada sofreu.

Trólebus atingiu ônibus, dizem testemunhas
Segundo Roberval Ferreira Franca, comandante da Polícia Militar no Grande ABC, testemunhas disseram aos policiais militares que atenderam a ocorrência que um trólebus bateu no ônibus, que se chocou com a mureta e caiu de uma altura de cerca de cinco metros. "Na queda, o ônibus caiu sobre a linha. O trem que vinha na linha diminuiu a velocidade, mas ainda bateu de frente com o ônibus, na cabine, onde estava a motorista".

"Das 14 vítimas, uma está em estado grave. É uma mulher, a motorista do ônibus. Os demais feridos tiveram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Geral de São Caetano", disse o comandante da PM do Grande ABC por telefone ao G1.


Passageiro sentiu baque
De acordo com Roberto Barroso, que seguia pelos trilhos da CPTM, quem estava na composição sentiu um baque repentino. "Olhamos pela janela e vimos um ônibus tombado." Barroso, que estava no primeiro vagão disse que ninguém no trem ficou ferido. Assim como os demais passageiros, abriu as portas do trem, "para ajudar os feridos". "Tinham muitas vítimas sobre os trilhos, ensanguentadas, no meio do barro, gritando de dor", afirmou. "Uma situação bem feia, bem triste." Barroso correu para ajudar uma passageira do coletivo que estava muito nervosa. "Ajudei a acalmar a vítima, que estava com muita dor."

O porteiro Francisco Carvalho, de 63 anos, também estava no trem. Ele contou que a composição não estava muito veloz e parou de repente. Quando os passageiros desceram, viram que havia um ônibus na frente do trem.

CPTM
Em nota, a CPTM informou que o acidente aconteceu às 9h30 e que nenhum passageiro do trem ficou ferido. "Um ônibus metropolitano caiu de um viaduto e invadiu a Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) entre as estações Utinga e São Caetano, interrompendo a circulação de trens no local. Não há feridos entre as pessoas embarcadas no trem. A CPTM e Corpo de Bombeiros estão providenciando o atendimento as vitimas do ônibus e após fará a remoção do trem", diz o texto.

Ônibus passou por inspeção em fevereiro
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que o veículo que se acidentou pertence à empresa Interbus e operava a linha 101 São Caetano do Sul (Vila Prosperidade)/ São Paulo (Vila das Olarias). "Como gerenciadora do sistema de transporte metropolitano por ônibus, a EMTU/SP está apurando as responsabilidades junto à empresa permissionária e acompanhará com rigor a assistência às vítimas. O veículo foi inspecionado em fevereiro e estava em perfeitas condições de operação", diz a nota.

Polícia vai investigar acidente com ônibus que caiu sobre trilhos no ABC
Caso será registrado no 2º Distrito Policial, em Santo André, diz SSP.
Polícia Civil vai apurar eventuais responsabilidades; 15 ficaram feridos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir