Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-06-2011

Presidente eleito do Peru diz que Brasil é "modelo"
A presidente Dilma Rousseff cumprimenta Nadine Heredia, esposa do presidente eleito do Peru, Ollanta Humala.
Presidente eleito do Peru diz que Brasil é
Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência

Nathalia Passarinho

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, afirmou nesta quinta-feira (9), após reunião com a presidente Dilma Rousseff, que escolheu o Brasil como primeiro destino internacional após a eleição por ser um e país "modelo" e "sócio estratégico".

"É o primeiro país que estamos visitando na condição de presidente eleito e a mensagem é que o Brasil é sócio estratégico, sócio importante. [...] Reconhecemos que o Brasil é um modelo exitoso que obteve crescimento econômico com estabilidade macroeconômica e inclusão social", afirmou.

Humala disse que um dos objetivos da reunião com Dilma foi tratar de parcerias na fronteira entre Peru e Brasil. Segundo ele é preciso, desenvolver economicamente os municípios que ficam na divisa entre os dois países. "Somos vizinhos e necessitamos fortalecer política de fronteira, desenvolver as fronteiras. A fronteira com Brasil é a menos dinâmica, menos desenvolvida."

O presidente eleito do Peru contou ainda que vai se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta (10), em São Paulo. A intenção de Humala em se encontrar com Lula reforça que o ex-governante continua a ter peso importante no atual governo, inclusive na área de política externa.

A posse de Humala é no dia 28 de julho. Antes de o presidente eleito do Peru conceder entrevista, o porta-voz da Presidência do Brasil, Rodrigo Baena, afirmou que Dilma deve comparecer à cerimônia.

Relação com os EUA
Humala afirmou que vai visitar os Estados Unidos antes de tomar posse, para "estreitar as relações" com o governo norte-americano.

A eleição de Humala trouxe insegurança ao mercado econômico internacional pelo fato de ser ele um ex-militar de esquerda, como o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. A bolsa de valores de Lima chegou a cair vertiginosamente após o resultado a divulgação de que Humala havia derrotado a candidata de direita Keiko Fujimore.

Em entrevista nesta quarta, ele afirmou que o Peru tem uma economia "real, sólida" e que não pode ser abalado pelas bolsas de valores. O futuro governante afirmou que o Peru vem crescendo entre 7% e 8% ao ano nos últimos oito a dez anos. Ele também antecipou os temas que devem nortear o seu mandato.

Presidente eleito do Peru diz que Brasil é "modelo"
Ollanta Humala tem encontro marcado com ex-presidente Lula nesta sexta.
Ele afirmou ainda que vai visitar EUA para ‘estreitar laços’.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir