Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2011

Nuvem vulcânica se concentra sobre duas cidades gaúchas e SC
Emissão de fumaça perde força e nuvem está mais baixa, conforme boletim. TAM e Gol mantêm cancelamento de voos para Argentina e Uruguai.
Nuvem vulcânica se concentra sobre duas cidades gaúchas e SC
Foto: Natacha Pisarenko/AP

Novo boletim da agência Volcanic Ash Advisory Centres (VAAC) da Argentina aponta que a nuvem de cinza do vulcão chileno Puyehue deixou no final da manhã desta terça-feira (14) os céus de Porto Alegre (RS) e agora concentra-se sobre as cidades gaúchas de Caxias do Sul e Santa Maria e também sobre Florianópolis (SC). As informações foram divulgadas pela Força Aérea Brasileira.

Segundo a FAB, a nuvem está mais baixa - a cerca de mil metros de altitude. A constatação do VAAC é de que a emissão de fumaça pelo vulcão vem perdendo força progressivamente.

Os dados são elaboradas a partir de imagens de satélites e de modelos matemáticos e estão sujeitos a alterações de acordo com a evolução das condições meteorológicas e da atividade vulcânica.

Devido à movimentação de uma nova nuvem de cinzas, a TAM voltou a cancelar nesta manhã seus voos com origem e destino para Montevidéu (Uruguai). Anteriormente, a companhia havia anunciado que retomaria as operações para o Uruguai.

As operações no aeroportos de Buenos Aires (Argentina) permanecem suspensas pelas companhias aéreas.

Conforme novo relatório divulgado às 12h pela Infraero, pelo menos 67 dentre os 1144 voos nacionais previstos até o horário foram cancelados nos aeroportos brasileiros. Dentre os 77 voos internacionais agendados, 17 foram cancelados.

O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), é o que apresenta o maior número de voos internacionais com destino ao Cone Sul cancelados: foram 10 até o horário. Quatro chegadas que deveriam ocorrer procedentes de Montevidéu e Buenos Aires também não ocorreram. Uma partida da companhia Pluna para Montevidéu, no Uruguai, prevista para sair nesta madrugada também foi cancelada.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, partidas com destino a Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, sofreram influência das cinzas do vulcão chileno Puyehue. No Rio, dois voos da Aerolíneas para Buenos Aires previstos para sair nesta manhã foram cancelados.

O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, teve quatro partidas para o Cone Sul canceladas até o final da manhã.

Salgado Filho
Todos os voos previstos para o Cone Sul foram cancelados no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira. Segundo a Infraero, quatro partidas previstas até as 10h não ocorreram, entre elas voos para Buenos Aires da TAM, Gol e Aerolineas Argentinas.

As companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Lan e Austral tiveram que cancelar a retomada de seus voos com origem e destino a Buenos Aires devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue. A nuvem, resultado da erupção do vulcão há nove dias, ainda atrapalha a navegação aérea na região da Grande Buenos Aires.

A previsão é que os aeroportos de Ezeiza (periferia sul) e Aeroparque da Cidade de Buenos Aires, na capital argentina, permaneçam fechados até esta terça-feira (14). Mais cedo, a Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) argentina chegou a reprogramar para a noite desta segunda-feira (13), às 21h, os voos que tinham sido cancelados .

Os voos comerciais nos aeroportos Jorge Newbery e Ezeiza (internacional) tinham sido suspensos na noite de domingo pela terceira vez em uma semana devido à nuvem de cinzas procedente do vulcão chileno Puyehue.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir