Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-06-2011

Nuvem vulcânica diminui no Brasil e aeroportos operam com normalidade
Aeroportos de SP, Rio e PR apresentaram mais problemas com cancelamentos
Nuvem vulcânica diminui no Brasil e aeroportos operam com normalidade
Foto: AE

A nuvem de cinza do Puyehue diminui desde a noite de terça-feira (14) sobre o território brasileiro e agora está restrita à uma faixa estreita que se estende desde Buenos Aires até Florianópolis (SC), segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

Novo boletm do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina (VAAC), instituto responsável pelo monitoramento da situação no Cone Sul, aponta que nesta manhã de quarta-feira (15) a nuvem encobre levemente as cidades gaúchas de Santa Maria, Bagé e Porto Alegre.

Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a concentração de cinzas estão a baixa altitude, a cerca de 800 metros do solo, e seguindo para o Oceano Atlântico.

Com a diminuição da camada cinzenta, os aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu (Uruguai) voltaram a operar gradualmente na noite de terça. As companhias aéreas brasileiras TAM e Gol anunciaram a retomada dos voos para os dois países após a melhoria das condições meteorológicas.

Informe divulgado às 7h pela Infraero, empresa que administra os aeroportos do Brasil, aponta que os voos estão normais nesta quarta-feira. Apenas 2 dentre os 19 voos internacionais previstos até o horário foram cancelados. Dentre os voos domésticos, foram 25 cancelamentos dentre os 413 previstos.

O maior número de cancelamentos é registrado no aeroporto de Salvador, foram 4 até as 7h. Outros três voos foram cancelados no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, que opera normalmente para pousos e decolagens.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, também no Rio, está operando com auxílio de instrumentos. Um voo internacional entre os previstos foi cancelado e outro atrasou.

Na noite de terça-feira, com a retomada de voos internacionais, houve confusão em vários aeroportos do país para conter a demanda de embarques atrasados.

Informações

A TAM disponibilizou um telefone de Central de Atendimento para os passageiros. Os números são 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades). Para passageiros de outras localidades, os telefones são: 0810-333-3333 (Argentina), 56-2-6767-900 (Chile), 595-21-659-5000 (Paraguai) e 000-4019-0223 (Uruguai).

De acordo com a Gol, a decisão de retomar os voos para Argentina e Uruguai foi tomada depois que um instituto de meteorologia contratado pela empresa verificou que a densidade da nuvem de cinzas na região é, atualmente, cem vezes menor que o limite internacionalmente aceito para que sejam realizadas operações aéreas. Para informações, os clientes devem procurar a Central de Relacionamento pelo número 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina), e 5098-2403-8007 (Uruguai).

Nuvem vulcânica diminui no Brasil e aeroportos operam com normalidade
Nuvem se restringe a faixa estreita e a 800 metros do solo, aponta FAB.
Com retomada de voos internacionais, caem cancelamentos, diz Infraero.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir