Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-06-2011

Ex-deputado Carli Filho vai a júri popular acusado de duplo homicídio
Ex-deputado do Paraná Fernando Ribas Carli Filho.
Ex-deputado Carli Filho vai a júri popular acusado de duplo homicídio
Foto: Reprodução/TV Globo

Vinícius Sgarbe

O ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho vai a júri popular, acusado de duplo homicídio com dolo eventual. A 1º Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná julgou na tarde desta quinta-feira (16) um recurso da defesa pelo qual se tentava livrar Carli Filho de um julgamento pela comunidade.

Cinco integrantes da Câmara votaram em uma sessão que durou duas horas, entre eles o relator juiz substituto Naor Rotoli de Macedo. O voto do relator foi acompanhado duas vezes, liquidando a votação.

A defesa do ex-deputado conseguiu derrubar duas circunstâncias qualificantes que aumentariam a pena do acusado: o fato dele estar dirigindo embriagado e a impossibilidade de defesa das vítimas. Por isso, a pena que antes era de 12 a 30 anos, varia agora de 6 a 20 anos, em caso de condenação. Por serem duas vítimas, a sentença deve ser acrescida de um a dois terços, explica o advogado Elias Mattar Assad.

Manobra da defesa
Até o recurso da defesa, julgado nesta tarde, a decisão da Justiça já era o julgamento de Carli Filho pelo Tribunal do Júri, acusado de duplo homicídio com dolo eventual qualificado. Agora, o "qualificado" caiu.

O julgamento começou por volta das 13h30 desta quinta. O protocolo padrão para esse tipo de julgamento seria o debate entre promotoria e defesa, seguido das considerações do relator e então a votação.

O ex-deputado é responsabilizado pelo acidente que matou os jovens Gilmar Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20, no dia 7 de maio de 2009. Segundo exame etílico, o ex-deputado estava embriagado. Estava também em alta velocidade. Segundo laudo do Instituto de Criminalística, dirigia a uma velocidade entre 161 e 173 km/h.

Ex-deputado Carli Filho vai a júri popular acusado de duplo homicídio
Ele é responsabilizado pela morte de dois jovens em maio de 2009.
Embriagado, velocidade do carro dele variou entre 161 e 173 km/h.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir