Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-06-2011

Estrela libera flash de raios-gama ao ser engolida por buraco negro
Um flash ultrabrilhante de raios-gama, identificado em mar�o, foi emitido em uma gal�xia
Estrela libera flash de raios-gama ao ser engolida por buraco negro
Foto: AFP

WASHINGTON � Um flash ultrabrilhante de raios-gama, identificado em mar�o, foi emitido em uma gal�xia, distante cerca de quatro bilh�es de anos-luz, onde uma estrela do tamanho do Sol era devorada por um buraco negro, afirmaram astr�nomos nesta quinta-feira.

A energia liberada na explos�o catacl�smica ainda pode ser vista dois meses e meio depois, destacou um estudo publicado na revista Science.

"Isto � realmente diferente de qualquer evento explosivo que tenhamos visto antes", disse o chefe das pesquisas, Joshua Bloom, da Universidade da Calif�rnia, em Berkeley.

O flash na constela��o de Draco foi identificado em 28 de mar�o pelo sat�lite Swift da Nasa, que est� em miss�o para desvendar os mist�rios de explos�es poderosas no universo conhecidas como explos�es de raios-gama.

Alguns dias depois, Bloom mandou um e-mail para seus colegas "sugerindo que n�o se tratou de uma explos�o t�pica de raios-gama", segundo o informe.

Um olhar mais atento aos dados do sat�lite, combinados com outras observa��es do Telesc�pio Espacial Hubble e do Observat�rio de Raios-X Chandra, confirmaram isto.

Resulta que uma estrela com quase o mesmo tamanho do Sol estava sendo devorada a 3,8 milh�es de anos-luz de dist�ncia.

A energia do flash de raios-gama, chamado Sw 1644+57, e que provavelmente come�ou em 24 ou 25 de mar�o, ainda � emitida, mas espera-se que se apague lentamente ao longo do pr�ximo ano.

"Esta explos�o gerou uma tremenda quantidade de energia ao longo de um per�odo de tempo razoavelmente longo e o evento ainda est� acontecendo mais de dois meses e meio depois", disse Bloom.

"Isto se deve a que, uma vez que o buraco negro rompe a estrela, a massa gira no entorno como �gua escoando para o ralo e este processo libera muita energia", acrescentou.

O evento pode ter sido provocado por uma estrela que simplesmente se aventurou perto demais de um buraco negro no centro da gal�xia.

"Isto poderia acontecer na nossa gal�xia, onde um buraco negro fica no centro, vivendo em aparente tranquilidade e ocasionalmente se manifesta ao "engolir" um pouco de g�s. � dist�ncia, parece adormecido, at� que uma estrela decide vagar perto de mais e � aniquilada", concluiu.

Estrela libera flash de raios-gama ao ser engolida por buraco negro
Um flash ultrabrilhante de raios-gama, identificado em mar�o, foi emitido em uma gal�xia.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir