Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-06-2011

Presidente do Afeganistão confirma negociação americana com o talibã
O presidente afegão, Hamid Karzai
Presidente do Afeganistão confirma negociação americana com o talibã
Foto: AFP, Shah Marai

Waheedullah MASSOUD

CABUL, Afeganistão — Os Estados Unidos iniciaram negociações com os talibãs, anunciou neste sábado o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, primeiro dirigente do alto escalão a confirmar oficialmente as conversações diretas entre Washington e os rebeldes afegãos, depois de um confronto de quase dez anos.

"As conversações se desenvolvem bem", declarou Karzai durante conferência em Cabul.

Os talibãs foram afastados do poder no final de 2001 por uma coalizão militar internacional liderada pelos Estados Unidos, mas uma sangrenta rebelião ganhou terreno nos últimos anos.

As negociações de paz, segundo Karzai, estariam sendo realizadas por oficiais militares estrangeiros, principalmente americanos, mas ele não entrou em detalhes sobre a natureza dos diálogos.

Até agora, a revista americana The New Yorker, de fevereiro passado, divulgou a existência dessas discussões entre Washington, que dirige a coalizão militar internacional e fornece dois terços de uma tropa de 140.000 soldados, e os talibãs.

No final de maio, a revista alemã Spiegel chegou a afirmar que o diálogo direto começou no outono de 2010, e citou três sessões de negociações - a última rodada teria acontecido na Alemanha.

Os anúncios, compreendidos o de Karzai, devem ser vistos com prudência, segundo especialistas, estimando que, embora os sinais de um início de diálogo com os talibãs se multiplicam, é ainda "balbuciante" e cheio de obstáculos.

A intervenção internacional no Afeganistão, liderada pelos Estados Unidos, prossegue há quase 10 anos e cada vez mais vozes pedem uma solução política para o conflito.

A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, instou os talibãs, no começo do ano, a se afastarem da Al-Qaeda, renunciando à violência e aceitando a Constituição, para que possam se reconciliar com a sociedade.

No início deste mês, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse que diálogos políticos poderiam ser realizados com os talibãs até o fim do ano.

No entanto, a embaixada dos Estados Unidos em Cabul recusou-se a fazer comentários sobre as declarações de Karzai.

Dirigentes ocidentais em Cabul insistem em afirmar que as tentativas de negociar com os talibãs estão em estágio inicial, embora haja um esforço para abrir um canal de comunicação com os líderes dos insurgentes.

Karzai estabeleceu ano passado um Alto Comissariado para a Paz, do qual participam personalidades afegãs, numa tentativa de estabelecer negociações com os talibãs, em troca da deposição de armas e da aceitação da Constituição.

Um eventual diálogo com os talibãs preocupa, no entanto, os chefes de guerra afegãos aliados a Karzai e Washington, que são certamente inimigos declarados dos talibãs desde 1990, e faz temer as associações de defesa dos direitos do Homem.

Presidente do Afeganistão confirma negociação americana com o talibã

O presidente afegão, Hamid Karzai


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir