Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-06-2011

Para Mantega, avaliação da Moody s reflete "solidez" fiscal do Brasil
Agência melhorou classificação de risco do Brasil para investimento.
Para Mantega, avaliação da Moody s reflete
Foto: G1

Nathalia Passarinho

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (20) que a melhora na classificação do Brasil em termos de risco de investimentos reflete a "solidez" fiscal da economia. A agência de classificação de risco Moody’s elevou nesta segunda a classificação do Brasil, de Baa3 para Baa2, com perspectiva positiva. Com isso, o país fica um degrau acima do grau de investimento, obtido em setembro de 2009.

"Estamos muito satisfeitos que conseguimos estabilizar a economia num patamar de 4,5%, que para nós é muito bom. [...] Esse crescimento está se dando com uma consolidação fiscal, em que estamos aumentando o primário. Estamos portanto com as contas públicas muito sólidas e é por isso que a Moody’s nos dá uma avaliação de risco melhor", disse após reunião com a presidente Dilma Rousseff.

O ministro afirmou ainda que o Brasil deve terminar o ano de 2011 com taxa de inflação abaixo do limite da meta.

"Deveremos terminar mais uma vez o ano de 2011 com inflação dentro do limite da meta. Será o sexto ano consecutivo em que nós cumpriremos a meta. Este ano, a inflação deverá ficar em torno de 6,15% e 6,2%, portanto, abaixo do limite da meta."

Segundo ele, os números mostram que o governo está fazendo uma boa política de combate à inflação.

"Temos a inflação sob controle. Estamos no mês de junho com todos os indicadores mostrando uma queda da inflação. A inflação este mês deverá ficar próxima de zero em vários indicadores, o que demonstra que o governo brasileiro está fazendo uma política de combate à inflação correta, adequada", afirmou o ministro.

O ministro destacou que a inflação começa a sofrer queda no Brasil, enquanto outros países continuam a vivenciar elevações nos preços. "Na China, a inflação em 12 meses alcançou 5.5%. Portanto, há países que ainda não conseguiram debelar esse ciclo inflacionário, que é mundial."

Medidas
Mantega afirmou que o governo continuará a tomar medidas para conter a alta da inflação e manterá a política de ajuste fiscal. "Continuaremos fazendo esses ajustes, continuaremos com a política fiscal que estamos fazendo, de modo a melhorarmos a condição fiscal ainda mais, continuaremos controlando a inflação."

Nesta segunda-feira, relatório de mercado divulgado pelo Banco Central mostrou que os economistas economistas do mercado financeiro baixaram sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2011 de 6,19% para 6,18%.

De acordo com Mantega, a presidente Dilma Rousseff ficou "muito satisfeita" com o cenário econômico do Brasil.

"A presidenta ficou muito satisfeita com toda a avaliação, com a situação da economia brasileira, 4,5% de crescimento é bastante satisfatório", afirmou. Em maio, o ministério da Fazenda reduziu de 5% para 4,5% a projeção de crescimento para 2011.

O ministro destacou ainda que o Brasil continuará a gerar empregos em 2011.

Para Mantega, avaliação da Moody s reflete "solidez" fiscal do Brasil
Agência melhorou classificação de risco do Brasil para investimento.
Segundo ministro, inflação fechará na meta, entre 6,15% e 6,2%.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir