Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-06-2011

Bastidores da Política
Theodorico e a próxima eleição
Bastidores da Política

O blá blá blá político da semana girou sob um tema que já falo há muito tempo, ou seja, a não candidatura a prefeitura de Cachoeiro pelo Deputado Theodorico Ferraço. A novidade é que dessa vez, o anúncio partiu dele próprio e conforme interlocutores aconteceu durante sua participação – dizem também que de surpresa – na última reunião do diretório municipal do PMDB na capital secreta.

Três, a meu ver, são as conclusões possíveis da narrativa. A primeira é o receio que Theodorico teria de perder novamente na cidade, o que poderia até representar o encerramento de sua carreira política.

A segunda seria a intenção de uma aproximação do mesmo com o PMDB a fim de fortalecer uma futura candidatura de Ricardo Ferraço ao Governo do Estado. E por fim, o anúncio derivaria do fato dele ter sido condenado em 2ª instância, fator que vingando a lei da ficha suja, o tiraria naturalmente da disputa.

Esclarecimentos adicionais sobre o Cancelamento da visita do Governador





Algumas fotos valem mais que mil palavras, outras precisam de tradução. Nesta, o Deputado Glauber Coelho confirma em postagem no facebook em 11/06/2011 a parte da matéria "Governador Cancela Visita a Marataízes" que afirma que o Governador pretendia vir a Marataízes naquele sábado dia 11, inaugurar um campo de futebol na zona rural do município.

Em seu Direito Constitucional de Resposta, o Secretário de Turismo, Sandro Faria, confirmou a parte da matéria "Governador Cancela Visita a Marataízes" que afirma que ele, secretário, nega que tenha havido inauguração de campo e que a arte da matéria que afirma que a visita teria sido cancelada a pedido da Prefeitura, ou seja, confirma a parte da matéria que versa sobre a versão da Prefeitura. Mais recentemente, o Deputado Glauber Coelho, em outro post no Facebook, confirma a parte da matéria "Governador Cancela Visita a Marataízes" que afirma haver um desconforto institucional entre os Entes.

Nesta outra mensagem, Glauber informa aos membros da rede social que se reuniu com o Governador e o Secretário Estadual Vandinho Leite a fim de DEFENDER uma nova agenda para o governador visitar Marataízes.

Por fim, matéria publicada no Jornal Fato em 16 de junho passado, traz a notícia que no dia 29 de maio, a Secretaria Municipal de Esportes realizou um torneio, no referido campo que seria inaugurado pelo Governador, onde compareceram e disputaram o torneio, 14 equipes.

Marataízes corre risco de perder fábrica de gelo doada pelo Governo Federal






No jogo do empurra-empurra, a cidade é que vai sair perdendo se a fábrica de gelo, doada pelo Governo Federal à associação de pescadores de Marataízes, for retomada em razão de sua inoperância. Instalada em local inadequado - longe do mar - e com a associação sem condições de transportar o gelo até o porto e peixarias, a fábrica é hoje uma inutilidade de mais de R$ 350 mil.

Conforme Gledson Felipe, Superintendente Federal da Pesca no Estado nos adiantou neste final de semana, o convênio da Fábrica foi idealizado em um tripé, onde o governo federal doaria a fábrica, uma empresa particular doaria o terreno e a Prefeitura um caminhão frigorífero para o transporte do gelo.

Como o meio de transporte não foi viabilizado, quem está propondo uma solução para o problema é a nova diretoria da Colônia de Pesca - hoje ligada à oposição – a qual de acordo com Gledson, aceitou fornecer o transporte para o gelo em troca da gestão compartilhada da fábrica. Parece que assim pode haver solução para o impasse. Contudo, se não houver solução para o impasse, com a propaganda negativa que acontecerá com a retomada da fábrica, o custo para a cidade será incalculável. Exemplo disso, é que só o fato da fábrica estar desativada e sob ameaça, já foi motivo suficiente para já acontecer, em nível nacional, a chamada propaganda negativa.

Prova disso, é a matéria veiculada no site do Instituto de Pesca, órgão oficial do governo de São Paulo, que pode ser vista e acessada no seguinte endereço: http://www.pesca.sp.gov.br/noticia.php?id_not=8271.

Quebra molas

Um quebra molas foi o responsável por azedar de vez a - já tão abalada - relação da Segurança com a Obras. O caldo entornou de vez. Sobrou para o presidente do PSDB local, que "rebaixado" de posto, agora cuidará só da limpeza urbana. A cidade agradece, pois a expectativa agora é que a cidade fique mais limpa. Digo isso não por não reconhecer o bom trabalho que o presidente do PSDB vinha desempenhando a frente da frente de trabalho da Obra, mas no sentido de que agora, cuidando só da limpeza, creio que a cidade ficará mais limpa.

MP acompanhando a Coluna e a Coluna acompanhando o MP

Quem também está de partida de Marataízes é a competentíssima promotora Fabíola Seccin. Ela já está de malas prontas para atuar junto à infância e adolescência da comarca de Aracruz. A bem da verdade cumpre ressaltar o não acompanhamento pela coluna, do último ano de trabalho da promotora, uma vez que por dever de ofício debruçava-me na defesa institucional da Administração de Marataízes, mas se por aqui não pude fazê-lo adequadamente, o fiz bem de perto quando da passagem de Seccin pela comarca de Itapemirim ,ocasião em que ficou patente seu talento e inclinação para o ofício prima face o brilhante trabalho desenvolvido naquele município.

Ministério Público Federal declina de competência

No último dia 04 de maio, o Ministério Público Federal, por meio da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão, ao analisar a questão de competência do órgão para atuar em face de possíveis irregularidades na Administração Municipal de Marataízes envolvendo recursos federais, decidiu por unanimidade pelo declínio de atribuição para atuar no feito, seguindo a sustentação oral proferida pela Relatora Denise Vinci Túlio. Resta-nos acompanhar os próximos capítulos.

Defensoria Pública

Essa semana ficará marcada, no fórum criminal local, pela forma nada tradicional do Douto Defensor Público Rodrigo interagir com o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri. Na condição de membro, vi-me obrigado a protestar pela interferência do Magistrado. Por outro lado, ficaram destacados da atuação do defensor, a qualidade, profundidade e temática utilizada para a defesa de seu assistido, não só quanto à aplicação profícua da gramática da língua pátria e do latim, mas também pelo profundo domínio das técnicas jurídicas e sociológicas, demonstrando aos presentes, de forma clara e indubitável, que os necessitados dos préstimos da Defensoria Pública de nossa região serão bem representados.

Terceira via

É indiscutível que a maioria absoluta dos partidos já debate a possibilidade da terceira via em Marataízes. Para alguns a 3ª já é tão certa que se discute as alternativas e possibilidade da 4ª. O fato é que com a instabilidade política instalada e nunca afastada, muitos dos que aderiram ou ainda aderem à situação, já tem como certo que o cenário de hoje não será o de amanhã.

No ritmo das preparações para o próximo pleito

O PSB de Marataízes está analisando o pedido de filiação de grandes nomes da política local, dentre eles alguns ex-vereadores que marcaram época na gestão do ex-prefeito Toninho. Os pedidos de filiação de novos membros crescem tanto a cada dia, que o partido resolveu fazer um grande encontro para filiações em bloco e ainda aproveitar a ocasião para reunir mais uma vez a nata da sociedade e do partido para discutir política.

Cultura Maratimba despertando interesses no sul do país

Alguns dos projetos que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Marataízes estão chamando a atenção em fronteiras muito distantes. Exemplo disso é o recente projeto de Sarau, denominado "Encontro de Artistas", que está sendo montado para comemorar a Semana da Cultura.

O Sarau que acontecerá no próximo dia 08 na área externa do Palácio das Águias despertou o interesse de artistas de Florianópolis, que através do grupo artístico Sarau Boca de Cena, demonstrou desejo em trocar informações com o intuito de promover uma divulgação comum dos eventos, ou seja, o que se faz em Marataízes seria divulgado para o sul do país e a produção dos manezinhos, como carinhosamente são chamados os nativos da ilha, ser trazida para cá. É a cultura de Marataízes ganhando novamente as fronteiras e fazendo brilhar cada vez mais a pérola capixaba.

Exame de toxicologia obrigatório para políticos

Apesar de ser obrigatório por lei, não é cumprida a norma Estadual que determina que todo detentor de mandato eletivo, realize anualmente exame toxicológico. Além dos eleitos, são obrigados também secretários de governo e diretores. Será que a regra é descumprida por desconhecimento?



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir