Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-06-2011

Sem dinheiro ou fama, Wilza Carla sentia falta dos amigos
Segundo Paola Faenza, atriz lamentava apenas a falta de visitas. Corpo da ex-vedete e atriz foi enterrado nesta manhã, no Rio.
Sem dinheiro ou fama, Wilza Carla sentia falta dos amigos
Foto: g1

Sem nunca reclamar da doença e de suas sequelas, a atriz Wilza Carla, que sofreu um AVC em 1994, e vivia acamada, se queixava da falta de visitas dos amigos. Segundo a filha da atriz, Paola Faenza Bezerra da Silva, ela dizia que sem dinheiro nem fama, os amigos que antes lotavam a casa, se afastaram. Clique aqui para ver vídeos da carreira da atriz.

A atriz morreu no último sábado (18), aos 75 anos, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O corpo foi enterrado por volta das 10h20, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária do Rio.

Paola conta que Wilza Carla teve uma infância de fartura, na qual faltou apenas a companhia dos pais. Sua mãe ficara doente ainda jovem e seu pai, o jornalista Wilton Pereira da Silva, a colocou num colégio católico no Rio de Janeiro.

A carência da família gerou uma depressão que a fez engordar, conta Paola, lembrando que, desde o AVC, foram muitas as necessidades e pouco o dinheiro para tantos médicos, remédios e tratamentos. Mesmo assim, a ajuda sempre vinha de hospitais e até da Legião da Boa Vontade.

Segundo a filha, Wilza nunca demonstrou mágoa em relação à carreira, embora sentisse falta dos antigos amigos, e, em especial, do apresentador Sílvio Santos, de quem, segundo Paola, fora muito amiga.

"Por causa de fofocas eles se afastaram e minha mãe sentiu muito", conta ela.

Wilza era bem-humorada, diz Paola. Quando lhe recomendavam que fizesse uma dieta porque a obesidade é uma condição perigosa para a saúde ela ria. "Pelo menos morro de barriga cheia", lembra emocionada Paola.

Além da filha, a atriz deixa dois netos: Janaína, de 10 anos, e Breno, de 7, com quem gostava muito de brincar.

"Exagerada"
Já o pesquisador Daniel Marano, amigo de Paola, conheceu Wilza Carla quando trabalhava no livro de Neide Veneziano "As grandes vedetes do Brasil". Ele era grande admirador da atriz.
"Wilza viveu intensamente", conta ele, que finaliza a biografia da vedete e atriz, que se chamará "Exagerada".

Para a amiga de longa data Maria Francisca Valins, madrinha de Paola, atriz e colega de Wilza no programa humorístico "Balança mas não cai", a veterana vedete nos últimos anos "flutuava". Ela se refere aos lapsos de memória da atriz, que confundia nomes. Ainda segundo ela, Wilza sofria de diabetes e de problemas cardíacos e tinha também dificuldades para se locomover.

"Dona Redonda"
Wilza Carla ficou famosa como a personagem Dona Redonda na novela "Saramandaia", da TV Globo. Segundo a amiga Maria Francisca, Wilza começou a sua carreira artística como vedete no teatro de revista e como intérprete de papéis sensuais em filmes da era das chanchadas.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir