Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-06-2011

Primeiro worm brasileiro ataca usuário do Facebook
O worns de redes sociais são um tipo de programa que rouba credenciais de acesso de usuários e tenta se espalhar por seus contatos via chat. Esse tipo de vírus era comum no MSN e Orkut entre usuários brasileiros. Com a popularização do Facebook no País, o
Primeiro worm brasileiro ataca usuário do Facebook
Foto: revistagalileu.globo.com

Segundo a empresa, o ataque é feito por meio de uma página falsa preparada para enganar e infectar o usuário com o download de um programa. Se ele for executado, o programa se instala no computador e com ele são colocados vários arquivos maliciosos, como trojans bancários, vírus que capturam senhas de acesso ao Facebook, Twitter e Orkut.

Para infectar novos usuários, o aplicativo envia automaticamente uma mensagem pelo chat para os contatos do infectado com um link para download. Mas a disseminação do programa ainda não é tão grande. "Registramos infecções de usuários no Brasil e em Portugal, mas o número de vítimas é pequeno porque reportamos o problema ao Facebook, que tem bloqueado o link", diz Fábio Assolini, analista que descobriu o worn brasileiro. O programa é chamado IM-Worm.Win32.FBook.a.




Fonte: revistagalileu.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir