Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-06-2011

Google Street View suspenso na Índia
As autoridades indianas exigiram ao Google que suspenda a operação de fotografar as ruas indianas para introduzir as imagens no seu polémico programa de reconhecimento das ruas das principais cidades mundiais, o Street View.
Google Street View suspenso na Índia
Foto: www.publico.pt

O programa de reconhecimento fotográfico das ruas indianas começou pela cidade de Bangalore e tinha a intenção de mapear todas as principais cidades indianas.

Para além de carros apetrechados com câmaras, o Google tinha ainda dispositivos de recolha fotográfica montados em triciclos que podiam aceder a algumas das ruas mais estreitas da cidade.

Mas agora o plano do gigante tecnológico vai por água abaixo, uma vez que a polícia local teme que o Street View ponha em risco a apertada segurança das diversas instituições militares instaladas em Bangalore.

Num comunicado a que a AFP teve acesso, a Google foi obrigada a suspender as suas operações na sequência de uma carta enviada pelas autoridades policiais da cidade.

O Street View é um programa polémico que tem provocado a celeuma em países como a Alemanha e a Suíça, que alegam que não ficam salvaguardados direitos fundamentais como a privacidade. Paralelamente, a Google recolheu inadvertidamente em alguns países dados privados que circulavam em redes sem fios não protegidas. A empresa apressou-se a pedir desculpa pelo erro e garantiu que apagou imediatamente os dados recolhidos.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir