Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-06-2011

Dezenas de membros da Al-Qaeda fogem de prisão iemenita
Dezenas de militantes da Al-Qaeda fugiram, nesta quarta-feira, de uma prisão no Sul do Iémen, na sequência de um ataque comandado pela organização terrorista.
Dezenas de membros da Al-Qaeda fogem de prisão iemenita
Foto: www.publico.pt

Pelo menos 40 presos conseguiram escapar, atacando guardas e tirando-lhes as armas, enquanto dezenas de outros militantes enchiam a prisão de Mukalla e provocavam o caos, relata a Reuters. A AFP refere mais de 60 presos fugidos.

"Elementos da Al-Qaeda atacaram, com armas automáticas, a prisão central de Mukalla, onde estavam mais de cem membros da rede", declarou à agência francesa uma fonte do governo local que pediu anonimato.

Entre os presos que conseguiram fugir encontram-se militantes acusados de terrorismo ou detidos que aguardavam julgamento, avançaram responsáveis sob cobertura de anonimato, citados pelo "The Guardian".

Mas enquanto as autoridades iemenitas falam de um ataque por membros da Al-Qaeda, activistas de direitos humanos acusam as forças de segurança de cumplicidade com os prisioneiros.

"O regime está a viver os seus últimos dias e quer criar o caos na província de Hadramawt... não houve ataque da al-Qaeda na prisão para libertar detidos", disse à AFP Nasser Bakazzuz, porta-voz de organizações da sociedade civil.

Os violentos confrontos entre o Exército iemenita e os militantes da Al-Qaeda têm-se registado por todo o país, que está a viver uma vaga de contestação sem precedente ao regime de 32 anos do Presidente Ali Abdullah Saleh.

O Iémen é palco de manifestações desde Fevereiro e Saleh encontra-se hospitalizado na Arábia Saudita desde dia 4 de Junho, na sequência de ferimentos que sofreu durante um bombardeamento ao palácio presidencial.

Os rumores sobre o regresso do Presidente iemenita ao seu país têm sido constante com os sauditas, na semana passada, a anunciar que Saleh não voltaria e com fontes próximas do chefe de Estado a garantirem que os médicos deram luz verde para que Saleh regressasse a casa.


Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir