Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-06-2011

Riotur publica edital para ônibus de turismo com 2 andares
Serviço deverá ser operado por guia habilitado, que fale três idiomas. Primeiro edital de 2010 foi suspenso para que texto sofresse alterações.
Riotur publica edital para ônibus de turismo com 2 andares
Foto: g1

Pela segunda vez, a Riotur lança o edital de licitação para a concessão de uma linha de ônibus turísticos nos moldes dos que circulam pelas grandes cidades do mundo, no estilo "double deck", ou seja, com dois andares panorâmicos. Publicado nesta quarta-feira (22), o texto prevê que os veículos circulem inicialmente em duas áreas do Rio.

Em julho do ano passado, a Riotur chegou a publicar um edital para a licitação deses mesmos ônibus. No entanto, segundo a empresa, o texto teve que ser suspenso para que sofresse algumas alterações.

O bilhete, de acordo com determinação inserida no dcumento, deverá custar no máximo R$ 60. O passageiro irá adquirir um ticket que valerá por período, e não por trecho.

O bilhete cobrado do usuário terá validade de um ou mais dias. Ele permitirá que, em um período determinado de tempo, o turista possa entrar em qualquer um dos ônibus, permitindo, assim, a visitação a diversos pontos turísticos, pagando uma única tarifa.

Ônibus vão circular em intervalos de 30 minutos
Segundo a Riotur, o serviço deverá ser operado necessariamente com a presença constante de guia habilitado, falando no mínimo três idiomas (português, inglês e espanhol), além da obrigatoriedade de equipamento de tradução simultânea eletrônica nos ônibus. A circulação dos ônibus deverá ocorrer das 8h às 18h, com intervalo máximo de 30 minutos em cada ponto.

A licitação contempla duas áreas onde existem vários pontos turísticos e culturais da cidade. A empresa vencedora da licitação deverá sinalizar os pontos de embarque e desembarque dos passageiros. A vencedora terá ainda que oferecer, no mínimo, cinco veículos para atender a Área 1 e três para a Área 2. Todos os ônibus deverão ser, necessariamente, 0km.

O trajeto da Área 1 deverá ser ampliado para o Maracanã, Sambódromo e Cidade do Samba. Já o percurso da Área 2, pode ser expandido para a região onde estão sendo construídos equipamentos que serão utilizados durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Saiba por onde ônibus de turismo vão passar

Área 1
Copacabana – Av. Atlântica
Ipanema – Av. Vieira Souto
Leblon – Av. Delfim Moreira
Lagoa Rodrigo de Freitas
Jardim Botânico
Corcovado
Pão de Açúcar
Aterro do Flamengo – Marina da Glória, Monumento dos Pracinhas, MAM
Aeroporto Santos Dumont
Praça XV – Museu da Marinha, CCBB
Cinelândia – Teatro Municipal, Museu de Belas Artes
Arcos da Lapa
Porto
Deverá, ainda, haver expansão para Maracanã, Sambódromo e Cidade do Samba

Área 2
Delfim Moreira
Av Niemeyer
São Conrado
Av. das Américas
Cidade da Música
Av. Sernambetiba
Está prevista a expansão do serviço para áreas da Zona Oeste como o Autódromo, Rio Centro, Parque Aquático Maria Lenk, e Arena Multiuso.


Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir