Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-06-2011

Brasil no Conselho de Segurança depende de países da ONU
Dilma Rousseff recebe o presidente da Assembleia da ONU, no Planalto
Brasil no Conselho de Segurança depende de países da ONU
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Nathalia Passarinho

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Joseph Deiss, afirmou nesta segunda-feira (20), após reunião com a presidente Dilma Rousseff, que a entrada do Brasil como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU depende do aval dos países-membros do organismo.

Indagado se apoiaria o pleito do governo brasileiro, Deiss se limitou a dizer que as Nações Unidas da forma como está estruturada não representa mais, de forma efetiva, o mundo atual.

"Essa pergunta deve ser feita aos países-membros da ONU. O que todos concordam é que estamos em uma situação em que o Conselho de Segurança não mais representa a verdadeira situação do mundo atual. Todos concordam ainda que as mudanças devem ser feitas de acordo com as regiões que são menos representadas hoje- África, América Latina e Ásia. Qualquer coisa além disso é mais complicado", afirmou.

O presidente da Assembleia Geral da ONU, que é da Suíça, afirmou ainda que espera levar a discussão sobre a ampliação do conselho para o âmbito das negociações concretas. Ele destacou, contudo, que o assunto é debatido há quase 20 anos.

"Faz 18 anos que se discute isso. Estou no cargo faz um ano. É um tempo muito curto para fazer as coisas andarem. O que estamos tentando é trazer toda a discussão para as negociações. Esperamos ter a iniciativa dos países-membros para que se inicie uma negociação", afirmou.

Segundo ele, para avançar na reforma das Nações Unidas é preciso definir quais países terão assentos permanentes, quantos devem ser os novos membros e como será a distribuição por região.

Brasil no Conselho de Segurança depende de países da ONU, diz Deiss
Presidente da Assembleia diz que ONU não representa mais mundo atual.
Ele não quis dizer se Brasil é um dos países que devem integrar conselho.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir