Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2011

Quase 12 mil sírios estão em campos de refugiados na Turquia
Refugiados sírios fazem protesto contra o regime de Basahr Al-Assad em um acampamento turco
Quase 12 mil sírios estão em campos de refugiados na Turquia
Foto: noticias.terra.com.br

O número de refugiados sírios amparados em cinco acampamentos montados na Turquia já chega a 11.739, segundo informaram nesta sexta-feira as autoridades da província fronteiriça de Hatay em comunicado. A nota destaca que o fluxo de sírios que fogem à Turquia aumentou depois que as tropas sírias chegaram aos povoados e cidades situadas ao longo da fronteira bilateral.

Segundo as autoridades turcas, só nesta quinta-feira entraram no país 1.578 refugiados, um número recorde, dos quais cerca de 50 foram atendidos por diversas causas em hospitais de Hatay, e 15 deles apresentavam ferimentos de armas de fogo.

Na quinta-feira de manhã, era possível ver do lado turco da fronteira soldados do regime sírio irrompendo em um povoado fronteiriço. Várias testemunhas turcas afirmam ter visto a bandeira turca que tinha sido pendurada anteriormente na torre de vigilância da floresta do povoado fronteiriço sírio ser substituída por uma bandeira síria. Os sírios começaram a fugir de seu país em 29 de abril e algumas centenas ainda esperam do outro lado da fronteira.

O ministro das Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, afirmou que Ancara está em contato com Damasco, numa resposta às preocupações manifestadas pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton. Davutoglu conversou nesta quinta-feira com o ministro das Relações Exteriores sírio, Walid Muallem, sobre a situação que se vive na fronteira e expressou sua preocupação.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir