Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 24-06-2011

Cachoeiro sedia curso de inseminação artificial de bovinos
A capacitação é oferecida pelo Incaper em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicato Rural de Cachoeiro, além da Cooperativa de Laticínios Selita, empresa CRV Lagoa e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Cachoeiro sedia curso de inseminação artificial de bovinos

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, de 27 de junho a 01 de julho, mais uma edição do curso de inseminação artificial de bovinos em Cachoeiro de Itapemirim. As aulas serão ministradas das 7h30 às 16h30, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba.

A capacitação é oferecida pelo Incaper em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicato Rural de Cachoeiro, além da Cooperativa de Laticínios Selita, empresa CRV Lagoa e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Participam do treinamento 14 pecuaristas de leite oriundos dos municípios de Afonso Cláudio, Cachoeiro, Venda Nova do Imigrante e Marataízes.

O conteúdo do curso será aplicado pelo pesquisador do Incaper, Bevaldo Pacheco e pelo veterinário do Senar, José Francisco Rodrigues. Entre os assuntos que integram a programação, os produtores serão orientados quanto às técnicas de manejo e alimentação do rebanho, vantagens da inseminação artificial, noções sobre o aparelho reprodutor da vaca e identificação do período de cio do animal.

"O curso atende a necessidade de aperfeiçoar o trabalhador da pecuária para que atue com as técnicas de inseminação artificial, já que esta possibilita um melhoramento genético do rebanho e reduz os custos com manutenção de touros na propriedade", explica Bevaldo. No município de Cachoeiro, são 350 produtores envolvidos na pecuária leiteira que, ao todo, administram 28 mil hectares de área de pastagem. A produção mensal chega a 1 milhão e 300 mil litros e a raça do gado predominante é a Gir Holanda.

O extensionista Bevaldo Pacheco destaca ainda que, desde 2003, já foram realizados 58 cursos de inseminação artificial no município. "No total, foram capacitadas 667 pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais. Inclusive, alguns deles vêm de outros estados para participar desse treinamento", diz. Os interessados em participar do curso, devem procurar o escritório do Incaper em Cachoeiro ou entrar em contato através dos telefones (28) 3522-1275 e (28) 3522-0034.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir