Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2011

Relatório da ONU aponta uso abusivo de medicamentos no Brasil
Conforme documento, foi relatado alto consumo de opióides (analgésicos).
Relatório da ONU aponta uso abusivo de medicamentos no Brasil
Foto: http://www.elpais.com

Mariana Oliveira

Um relatório sobre o consumo de drogas no mundo, divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), aponta o uso abusivo de medicamentos no Brasil e a estabilidade no consumo de drogas ilegais. De acordo com os dados, "uma alta prevalência de uso não médico de opióides (analgésicos) de prescrição foi relatado pela Costa Rica, Brasil e Chile".

De acordo com os dados, os medicamentos do grupo dos opióides, em especial aqueles à base de codeína (substâncias indicadas para dores causadas por tumores ou dores muito fortes após intervenções cirúrgicas), prevalecem na América do Sul, América Central e Caribe.

Bo Mathiasen, representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes no Brasil, afirmou que o principal problema do consumo abusivo das drogas lícitas é o controle por parte das autoridades.

"O risco principal dos sintéticos é o uso não controlado do medicamento. Precisa de observação e monitoramente médico, mas a pessoa cria dependência. O Brasil tem feito vários esforços no controle. No mercado europeu, as drogas sintéticas são vendidas pela internet."

Vladimir Andrade, diretor de Assuntos Internacioanais e Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional Antidrogas, afirmou que o governo brasileiro vem atuando para reprimir o uso abusivo de medicamentos. "Lançamos sistema para melhorar o controle sobre a venda de medicamentos, proibimos a mistura de fórmulas, principalmente nos anorexígenos.

América do Sul
O relatório da ONU indica também que o uso abusivo desses medicamentos na América do Sul está estimado entre 0,3% e 0,4% da população adulta, algo em torno de 850 mil a 940 mil pessoas entre 15 e 64 anos. No Brasil, o percentual é acima da média da região, 0,5%. Na Bolívia, o percentual é de 0,6% e no Chile, 0,5%.

"Bolívia, Brasil e Chile continuam como países com altas taxas de uso de opióides. Na América Central, a taxa da Costa Rica é maior que a média global (2,8%). Na América do Sul e na América Central, preparados à base de codeína estão entre os opióides mais comuns", diz o relatório.

O relatório diz também que, na região, há alto consumo de "estimulantes prescritos desviados", que a ONU aponta como legalmente recomendados, como os anorexígenos ou medicamentos para tratamento de transtorno de déficit de atenção.

"Altos níveis de consumo [de estimulantes] foram relatados em 2009, em particular na Argentina, no Brasil e, em menor medida, no Chile", afirma o documento.

Em entrevista ao G1 há cerca de um ano, Pedro Gabriel Godinho Delgado, então coordenador geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, afirmou que o grupo dos calmantes era o que mais preocupava o governo brasileiro.

"O aumento do consumo se deve a dois fatores, um bom e um ruim. Tem a questão da ampliação do acesso ao tratamento, o que mostra que mais pessoas estão tendo acesso ao uso racional. E o ruim é que muito provavelmente esse aumento tão significativo se deveu ao uso não racional, ao uso nocivo", afirmou na ocasião Delgado.

O documento, chamado de Relatório Mundial sobre Drogas 2011, foi lançado em razão do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, dia 26 de junho.

Drogas ilegais
Ainda de acordo com o documento da ONU, o "uso de cocaína agora é geralmente percebido como estável na América do Sul e Central". Apesar disso, o relatório diz que o país tem cerca de 900 mil usuários de cocaína.

Argentina (2,6%), Chile (2,4%) e Uruguai (1,4%) são países que continuam com alta prevalência de uso de cocaína entre a população geral. Juntos, Brasil, Argentina, e Chile somam dois terços dos usuários de cocaína na América do Sul, América Central e Caribe.

"Contudo, o Brasil tem uma taxa de prevalência menor de 0,7% da população entre 15 e 64 anos. Por causa de sua grande população, o país tem o maior número de usuários de cocaína, 900 mil, na América do Sul."

O relatório diz que as apreensões de cocaína cresceram nos últimos anos. No Brasil, conforme os dados, passou de 8 toneladas métricas em 2004 para 24 toneladas métricas em 2009.

"Em 2009, o Brasil foi o país de trânsito mais proeminente das Américas – em termos de número de apreensões – de remessas de cocaína apreendidas na Europa. O número de casos de apreensões que envolveram o Brasil como país de trânsito subiu de 25, em 2005 (somando 339 kg de cocaína), para 260, em 2009 (somando 1.5 toneladas métricas)."

Maconha
A ONU diz que a América do Norte continua sendo o maior mercado de drogas do mundo. " A produção de drogas ilícitas na América do Norte está majoritariamente relacionada à cannabis (principalmente maconha), estimulantes tipo-anfetamina (ATS) e opiáceos."

"Os maiores níveis de uso ilícito de drogas estão relacionados ao consumo de cannabis,principalmente maconha. Com uma taxa de prevalência de 10,7% entre a população de 15 e 64 anos, o uso de cannabis na América do Norte está acima da média mundial. A região conta com cerca de um quinto dos usuários de cannabis no mundo."

Relatório da ONU aponta uso abusivo de medicamentos no Brasil
Conforme documento, foi relatado alto consumo de opióides (analgésicos).
Consumo de cocaína ficou estável, mas Brasil tem 900 mil usuários

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir